quarta-feira, 3 de março de 2010

Viagem de Estudo "Observar e conhecer a “Energia Verde”

          O futuro é das renováveis, da qualificação ambiental e do ordenamento do território. A mudança passa em primeiro lugar pela poupança (eficiência energética no parque habitacional, transportes…) e surgem aqui enormes oportunidades de negócios e de realização de obras, incorporando conhecimento e tecnologia que activam a economia, possibilitando às empresas e indústrias gerar empregos. Em segundo lugar aproveitar a abundância dos recursos disponíveis, vento (Parque eólico do Carvalhal / Torre de Moncorvo), água, através da modernização e melhoria de eficiência (Barragem hidroeléctrica de Saucelle) e do sol (Central fotovoltaica do Mazouco e de La Fregeneda), é condição essencial para alavancar o desenvolvimento país e sobretudo das áreas mais pobres do interior. Outro aspecto não menos importante é que as entidades responsáveis, publicas ou privadas, devem dar particular atenção às populações e às regiões de Portugal, dando-lhes iguais possibilidades de acesso a estas energias verdes (microgeração).
          A produção de electricidade a partir destes recursos energéticos renováveis permitem ganhos ambientais, paisagísticos, de saúde, o turismo e o clima agradecem.
          Esperemos que este “passeio formativo” tenha sensibilizado e mobilizado os alunos para uma conduta mais ecológica e que o impacte das suas acções quotidianas no ambiente e no território sejam menores.
          Se queremos sobreviver ainda estamos a tempo de mudar o nosso estilo começando por reduzir o consumo e seleccionar o que é essencial, o Planeta Terra agradece.

Prof. João Vaz / 26 de Fevereiro de 2010.