terça-feira, 20 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

No passado dia 13 de maio, as alunas que ficaram apuradas para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (Inês Silva, 7.º A; Natacha Baptista, 8.º A; Margarida Silva, 10.º B, e Andreína Cavaleiro, 12.º A), acompanhadas pelas professoras da Equipa Pedagógica da Biblioteca, deslocaram-se a Seia para prestar provas, na Casa da Cultura daquela cidade. As obras escolhidas para esta fase foram as seguintes: no 3.º ciclo, A Pérola, de John Steinbeck, e O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos; no secundário, Quando Lisboa Tremeu, de Domingos Amaral, e Índice Médio de Felicidade, de David Machado.
A Pérola é baseada num conto popular mexicano e constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo. O Meu Pé de Laranja Lima conta uma história comovente de um menino pobre e inteligente que não encontra afeto na família e que é “empurrado” para a rua, onde faz muitas malandrices. Quando Lisboa Tremeu relata uma história que tem como cenário a catástrofe que assolou Lisboa em 1755 e a forma como cinco pessoas vivem os acontecimentos e veem as suas vidas mudadas para sempre. Índice Médio de Felicidade apresenta-nos um otimista que não se cansa de lutar pela sua vida e pela felicidade de todos os que ama.
Enquanto as alunas realizavam a prova escrita, os professores tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada aos locais mais pitorescos e históricos da cidade de Seia.
A tarde prosseguiu muito animada com a presença do contador de histórias, humorista e autor, Jorge Serafim, que é já uma presença assídua neste tipo de concursos.
Terminadas as atividades, todos os elementos envolvidos nesta fase distrital do Concurso Nacional de Leitura confraternizaram num lanche convívio, servido pelos alunos do curso de hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.
Agradecemos aos alunos que participaram nesta atividade e esperamos que, no próximo ano letivo, haja mais inscrições e motivação para a leitura das obras. Endereçamos também os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que gentilmente cedeu o transporte.