sexta-feira, 21 de julho de 2023

O Beijo da Palavrinha

     O Beijo da Palavrinha é um texto da autoria do escritor moçambicano Mia Couto que nos leva até a uma aldeia do interior de Moçambique onde vive uma família muito pobre que nunca viu o mar.
    A protagonista é uma menina chamada Maria Poeirinha que, certo dia, foi acometida de uma doença misteriosa e grave. O seu tio, Jaime Litorânio, depois de observar a sobrinha, afirmou que esta só se curaria se visse o mar. A esperança de uma cura estava prestes a perder-se quando, subitamente, o irmão Zeca Zonzo colocou uma palavra mágica nas mãos de Poeirinha. Essa palavra era constituída por três singelas letras, mas nela cabia todo o mar do mundo.

    Foi esta história que, na sala de aula, as turmas do 4.º ano leram e exploraram, depois de requisitarem o conjunto de livros na BE.

"O elefante cor-de-rosa"

    Na biblioteca escolar, duas turmas do 2.º ano, concretamente as salas da Vermiosa e da Reigada, participaram numa sessão de leitura, tendo por base o livro O elefante cor-de-rosa, de Luísa Dacosta. A exploração da obra foi efetuada através de diálogo e no final foram resolvidas atividades lúdicas.

    O elefante cor-de-rosa é o título de um conto, ilustrado por Armando Alves, que nos relata a história de um elefante diferente, desde logo por ser cor-de-rosa, a cor dos sonhos das crianças, que vive num mundo habitado por outros paquidermes semelhantes a si, caracterizado pela paz e pela alegria e do qual estava ausente o sofrimento e a dor.
    Certo dia, essa vivência tranquila e feliz é abalada e o animal é forçado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança. O que sucederá a seguir?

    Neste texto, Luísa Dacosta fala ao leitor sobre a amizade, a fantasia e a imaginação, bem como o sonho e a solidariedade entre os seres...