quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Projeto Escola a Ler: O Mercador de Coisa Nenhuma

 

    As turmas do 1.º ciclo da Vermiosa, Reigada e Escalhão e as do terceiro ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo deslocaram-se à biblioteca para concretizar uma atividade de leitura orientada, no âmbito do Projeto Escola a Ler.

    A escolha do livro recaiu sobre O Mercador de Coisa Nenhuma, de António Torrado. Como pré-leitura, foi indicado no mapa o local onde decorre a ação, bem como apresentadas algumas imagens com elementos que caracterizam o Egito e, ainda, a biografia do autor.

    Depois de explorados os elementos presentes na capa do livro, a professora bibliotecária efetuou a leitura, mantendo um diálogo permanente com a turma, de modo a assegurar a compreensão do texto e a adesão e participação de todos os alunos. No final, foi frisada a mensagem veiculada pela história lida.

    Posteriormente, acedendo ao blogue da biblioteca, os alunos resolveram exercícios de compreensão, de escrita e lúdicos, criados nas aplicações Educaplay e Learningapps, enquanto na sala de aula, com as docentes titulares de turma, resolveram uma atividade de pesquisa sobre o autor, orientada pela professora bibliotecária.