terça-feira, 2 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013

            Decorreu, entre um e quinze de março, mais uma edição da Semana da Leitura, tendo sido várias as atividades dinamizadas no sentido de assinalar a data, subordinadas ao tema do mar.
            Assim, os murais de escrita encheram-se de cor e sabor com as mensagens neles gravadas pelos alunos.

            O fundo documental referente a esta temática foi dado a conhecer através de uma exposição no espaço da biblioteca.

            As turmas do ensino pré-escolar das aldeias da Vermiosa e da Reigada deslocaram-se à biblioteca para participarem na leitura da história “O Dia em que o Mar Desapareceu”, da autoria do escritor José Fanha, realizada pela equipa da BE. Na sequência da interpretação da história, definiram «mar» e coloriram formas de animais marinhos, atividades que foram aproveitadas para a elaboração de um mural. Posteriormente, os alunos visionaram alguns filmes de desenhos animados alusivos ao mar.

            As turmas do 1.º ciclo deslocaram-se à BE para assinalarem a data, participando nas atividades preparadas para os receber:
* Leitura, pelos professores da BE, da obra “O Dia em que o Mar   Desapareceu”;
* Elaboração de trabalhos de expressão plástica, tendo em vista o reconto da história, agora ilustrada pelos alunos. No final, a Equipa produziu um power point constituído pelos trabalhos de cada turma;
* Redação de mensagens para o mural e escrita.
            A turma C do sexto ano, orientada pela respetiva professora de Português, procedeu à recolha de lendas, contos, adivinhas e provérbios sobre o mar e redigiu textos sobre animais bizarros, em virtude de resultarem do cruzamento de animais marítimos e terrestres. De seguida, os alunos traçaram a imagem dos mesmos em trabalhos de expressão plástica.

            Por sua vez, os alunos do 8.º C procederam à recolha de poemas alusivos à temática abordada durante a Semana da Leitura, que foram partilhados, de forma expressiva, na sala de aula. Posteriormente, ouviram e analisaram o tema musical “Ao passar o navio”, interpretado pelos Delfins, audição seguida da resolução de alguns exercícios lacunares e do visionamento de imagens que apelavam à preservação dos oceanos.
            Por último, a turma B do 9.º ano, na BE da Escola Secundária, durante uma aula de Português aí lecionada, desenvolveu uma atividade em torno da obra de três dos maiores vultos da literatura portuguesa ‑ Gil Vicente, Camões e Fernando Pessoa ‑, a partir de excertos de textos seus referentes ao mar. Principiaram por uma singela apresentação dos três escritores, seguida da leitura dramatizada do episódio do Adamastor e do poema “O Mostrengo” e de uma dramatização de um excerto do Auto da Índia. A finalizar, ouviram o tema “Homem do Leme”, na voz do grupo Xutos e Pontapés, e assistiram às atividades que envolveram a turma do 9.º A.

Sem comentários:

Enviar um comentário