sexta-feira, 7 de julho de 2023

À roda da lua

    As duas turmas do 3.º ano participaram, na biblioteca escolar, numa sessão de leitura, tendo por base a história À roda da lua, presente no livro Trinta por uma linha, de António Torrado.

    A sua exploração foi feita através do diálogo estabelecido entre a PB e os discentes. A atividade foi complementada com atividades disponibilizadas no blogue.

    Trinta por uma linha é um conjunto de histórias escrito por António Torrado (1939-2021) que, segundo o próprio autor, "andavam soltas por aí, à procura de uma oportunidade para se juntarem". A obra foi soberbamente ilustrada por Cristina Malaquias.

    Recorda que a expressão «trinta por uma linha» significa «coisas várias», «coisas sem conta», «coisas disparatadas», «enorme confusão», pelo que «fazer trinta por uma linha» se aplica a alguém que faz muitas coisas, sem parar, todas de seguida, geralmente de cariz problemático ou negativo.

Segredos e brinquedos


    A poesia contida no conjunto de livros intitulado Segredo e brinquedos, de Matilde Rosa Araújo, disponibilizado pela biblioteca às duas turmas do 3.º ano, transportou-os para o mundo dos sons, cores e emoções.


A menina que sorria a dormir

 Projeto Escola a ler

Leitura Orientada

3.º anos


    As duas turmas do 3.º ano leram e exploraram, na sala de aula, o conjunto de livros intitulado A menina que sorria a dormir, da autoria de Isabel Zambujal, disponibilizado pela biblioteca escolar. 

O Sapo Apaixonado

    As duas turmas do 2.º ano leram e exploraram o conjunto de livros intitulado O sapo apaixonado, disponibilizado pela biblioteca escolar. A exploração do livro permite transmitir a ideia que o amor/amizade não têm barreiras.

    Era uma vez um sapo que estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
    Toda a semana tinha andado a sonhar. Que teria? Foi então dar uma volta. A meio do seu caminho encontrou o Porquinho.
    - Olá, Sapo - disse o Porquinho. - Estás bem? Não estás com muito bom ar.
    - Não sei - disse o Sapo. - Tenho vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo. E aqui dentro de mim tenho uma coisa que faz tum-tum.