quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

'A Cigarra e a Formiga' (Ler para Crescer)

  
   No do 11 de dezembro, as turmas do Pré-escolar do agrupamento deslocaram-se à Biblioteca Escolar da EB2 para ouvirem a história da Cigarra e da Formiga.
     A Equipa da Biblioteca Escolar preparou, para o efeito, um tapete que serviu para contar a história e abordar a temática das estações do ano. A leitura foi acompanhada por uma canção construída por pequenas quadras escritas para o efeito.
     Mais uma vez, contámos com a colaboração do professor Paulo Marques, professor de Educação Musical,  que animou e enriqueceu a atividade.

Ler para Crescer

Ao longo do 1.º período, a BE, em a articulação com os professores do 1.º ciclo, realizou atividades com base em obras apontadas pela Educação Literária.
O 1.º ano trabalhou a obra A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw; os 2.º anos, as turmas de Escalhão, da Vermiosa e da Reigada ficaram a conhecer o conto Estranhões e Bizarrocos e outros animais sem exemplo de José Eduardo Agualusa; para os 3.º anos foi escolhido o Conto “João Pateta” adaptado por Guerra Junqueiro; o 4.º ano trabalhou A Maior Flor do Mundo de José Saramago.
Para além das leituras e dos recontos orais dos mesmos, foram efetuadas atividades de expressão plástica e de expressão escrita. Também foram envolvidos os pais ao serem chamados a colaborarem com os seus filhos na execução de trabalhos relacionados com os livros lidos.