terça-feira, 22 de abril de 2014

Semana da Leitura 2014

     Durante o mês de março, decorreu a Semana da Leitura, este ano subordinada a o tema A saúde oral.
     As atividades desenvolvidas foram diversificadas e envolveram toda a comunidade educativa.
     Efetuaram-se sessões de esclarecimento sobre saúde oral, dirigidas às turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo, orientadas pela higienista oral, bem como para as turmas do 3.º ciclo, estas conduzidas pelos docentes de Ciências Naturais. As turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo foram contempladas com um kit de escovagem oferecido pelo projeto SOBE.
     Nas bibliotecas escolares, decorou-se o Mural de Escrita com motivos alusivos à saúde oral e os alunos produziram frases sobre o tema proposto.
     As turmas A e C do sexto ano de escolaridade dinamizaram a atividade Prós e Contras, enquanto a C desenvolveu passatempos (palavras cruzadas, sopa de letras...) sobre o tema supracitado, além de um inquérito cujos dados serão trabalhados na disciplina de Matemática.
     Por outro lado, foi desenvolvido o projeto Ler para Crescer, com a leitura dos livros O Menino que Detestava Escovas de Dentes, de Zehra Hicks, O Sorriso, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e A Cadeira dos Sonhos, de Sónia Araújo Soares e Maria Isabel Loureiro.
     Realizou-se, ainda, um Concurso de Anúncios Publicitários, no qual participaram alunos do 8.º A e do CEF PP (1.º ano), tendo o aluno Paulo Gomes obtido o primeiro lugar.
     Por último, nas aulas de Expressão Musical, os discentes da EB1 cantaram músicas alusivas à temática da Semana da Leitura.
     Todas as atividades procuraram, essencialmente, promover o gosto pela leitura e sensibilizar a comunidade educativa para a importância da saúde oral.