sábado, 13 de junho de 2015

Tapete de leitura


     Na sequência do projeto 'Ler para Crescer', a equipa da BE leu a obra A galinha ruiva, através da criação de um tapete de leitura, às turmas do pré-escolar do Agrupamento e da Casa da Freguesia de Escalhão, bem como à turma dos 5 anos da Fundação Mariana Seixas.

'Ler para Crescer'

     O projeto Ler para Crescer prosseguiu no terceiro período.
     As obras lidas e trabalhadas na reta final do presente ano letivo foram O Coelhinho Branco, de António Torrado (turmas do 1.º ano), A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos (turmas do 2.º ano, B do 3.º da EB1 de FCR e do 1.º ciclo das escolas da Vermiosa, Reigada e Escalhão).
     Foram ainda lidos os contos "À roda da lua", de António Torrado (3.º A) e "O Príncipe Feliz", de Oscar Wilde (4.º ano).
     Mais uma vez, a colaboração e envolvência dos pais e encarregados de educação foi crucial para o sucesso do projeto e das diversas sessões de leitura levadas a cabo ao longo de todo o ano escolar.

Oficina de escrita criativa


     A BE, em articulação com o agrupamento disciplinar de Português, promoveu a realização de uma oficina de escrita criativa, dinamizada pela companhia Mundo Brilhante, na pessoa do Dr. Alfredo Leite, no passado dia 9.
     O público-alvo desta iniciativa foram os alunos dos 5.º e 8.º anos e a turma C do 7.º.
     Os alunos, sob as orientações do formador, foram desafiados, em cada sessão, a redigirem um conto, tendo-se envolvido empenhadamente e colaborado ativamente na atividade.

Férias escolares reduzidas ao mês de agosto?


     Jorge Ascensão, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), criticou as pausas avulso (referindo-se à proposta do Conselho de Escolas, que sustenta a introdução de uma pausa letiva no outono) e defendeu que as aulas deveriam "começar no início de setembro e terminar apenas no final de julho", ou seja, os alunos teriam apenas um mês de férias no verão.
     A Confap entende que é preciso repensar o tempo em sala de aula e a forma de ensinar: "As aulas podem começar logo em setembro mas é preciso haver mudanças. Podem estar na escola sem atividade letiva, sem estar a estudar o programa curricular. Os miúdos precisam de respirar a escola sem ser dentro das paredes da sala de aula. Tem de haver um envolvimento com a biblioteca e com os espaços exteriores".
     O Português pode aprender-se através do teatro, a História com visitas a zonas históricas ou o Inglês através de "Semanas da Língua" promovidas pela escola, exemplificou.