segunda-feira, 18 de junho de 2012

Anatomia do leitor

Roubado à BiblioTeia

Exame de Língua Portuguesa - 9.º ano - Correção

I

Parte A

1. E - D - A - G - F - C - B

2.1. B

2.2. A

2.3. D

2.4. C

3. D



Parte B

4. - A primeira vez que a nau entrava na água.
    - Era para eles uma festa; celebravam engalanando a nau e bebendo vinho em sua honra.

5.
     - Personagens: os que estão prestes a partir.
     - Tentavam parecer despreocupados, mas estavam emocionados, com vontade de chorar, daí o brilho dos olhos, e estavam com dificuldade em falar («embargo de fala»).

6. O contraste é estabelecido através dos vocábulos «silêncio» e «tagarelado», que expressa a dupla reação das pessoas. Umas vinham muito tristes, por isso em silêncio, como se viessem de um funeral, enquanto outras conversavam, animados, como se viessem de uma romaria.

7.
     1) «já não se avistava a armada quando as pessoas saíram da praia, como se refere no último período»;
     2) «o mosteiro era recente e formoso».

8.
     Semelhanças:
          - missão para preparação das almas e procissão pelo areal / a partida da armada;
          - o choro das mães, esposas e filhos.

     Diferenças:
          - a presença do rei;
          - a missa foi no mosteiro e não na ermida da Sr.ª de Belém;
          - o narrador de Os Lusíadas parte com a armada, enquanto o do texto B
             não, apenas assiste.

9.A.
     - Espaço: cais de embarque.
     - Destino: Inferno.
     - Intenção do Diabo: desmascarar / criticar / troçar da personagem, através da ironia.
     - Duplo sentido da palavra: refere-se às formas (à profissão, portanto) e aos pecados (= condenação).
     - Razão: morreu confessado e comungado.
     - Argumentos:
          - morreu excomungado e não o quis dizer;
          - roubou o povo com o seu ofício;
          - não fez uma confissão bem feita.
     - Intenção crítica:
          - aos que roubam;
          - a corrupção / dissolução dos costumes.

9.B.
     - Personagens: Lemos
     - Peça de vestuário: o sombreiro (o chapéu).
     - Opinião da Moça: considera-o vadio.
     - Razão: soube que o marido da Ama estava ausente.
     - Modo como a personagem se dirige à Ama: com cortesia, tentando cativá-la, seduzi-la.
     - Intenção da Ama: ridicularizar e denunciar a personagem.
     - Intenção crítica:
          - a vadiagem;
          - os homens que se tentavam aproveitar das mulheres que ficavam sós;
          - o adultério;
          - os maridos que abandonavam a esposa / a família por ambição / materialismo;
          - a corrupção / dissolução dos costumes.



II

1. O dicionário terá sido consultado pelos alunos?

2.
     A - 3
     B - 5
     C - 6
     D - 1
     E - 7

3. Consultá-lo-emos.

4. Tenha trazido:
     - forma do verbo «trazer»;
     - pretérito perfeito composto do conjuntivo;
     - terceira pessoa do singular.

5.1. D

5.2. B



III

. Introdução:
     - As palavras fazem parte do nosso quotidiano;
     - Usamo-las para comunicar, pensar, interpretar o mundo, expressar emoções...

. Desenvolvimento:
     - Vantagens:
          . possuir um vocabulário variado e mais rico;
          . compreender melhor enunciados escritos e orais;
          . expressar-se corretamente em diferentes contextos comunicacionais;
          . forma mais eficaz de exprimir emoções, sentidos, etc., devido à profundidade do vocabulário.

. Conclusão:
     - Aquisição de novas palavras conduz ao entiquecimento linguístico, cultural;
     - Proporciona novas visões / interpretações do quotidiano e do mundo em que vivemos.