quinta-feira, 7 de julho de 2011

Saramago homenageado em Itália

          «A inauguração de uma passarola em Pontedera (Itália,) em homenagem a José Saramago, presidente honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas, constitui um dos pontos altos da XIX edição do certame, que começa na quarta-feira, em Lisboa.» Ler no Público.

A ESTRELA MALDITA, por Luís Ribeiro

          Anthony Horowitz é um magnífico escritor dos nossos tempos que, apesar de ainda jovem, já publicou inúmeras obras bastante conceituadas, incluindo as da colecção O Poder dos Guardiões, na qual se insere A Estrela Maldita, a segunda da referida colecção.
          Matt Freeman é o protagonista da história, um jovem de 15 anos cujo objectivo é proteger o mundo da maldição da associação dos Velhos.  Possuidor de poderes sobrenaturais, foi confrontado com a perda dos pais num acidente de viação, o que o tornou revoltado e bastante mal comportado.
          Neste segundo livro, Matt, junto da associação de Nexus e do seu amigo Richard Cole, tenta novamente impedir que os Velhos voltem à Terra para atormentar a raça humana e dominar o mundo. Porém, desta vez tudo é diferente e, com a ajuda de um homem muito poderoso (Diego Salamandra), os Velhos conseguem sair do submundo e andar em liberdade. Matt e os seus companheiros, então, ainda procuram impedi-los, mas nem os poderes do rapaz conseguem aprisionar a associação do Mal.
          Esta obra é muito boa e mostra a enorme capacidade de imaginação do autor. Por outro lado, provoca uma enorme vontade de o ler rapidamente para se saber qual é o seu final, pois de capítulo para capítulo há sempre uma novidade e uma nova aventura. Assim sendo, aconselho, vivamente, a sua leitura aos jovens, até porque a sua escrita é apropriada aos adolescentes, daí que a mensagem seja fácil de compreender.

Nova adaptação de Saramago ao cinema

          Miguel Gonçalves Mendes, realizador do documentário José e Pilar, sobre o Nobel da Literatura português, quer adaptar ao cinema o romance O Evangelho segundo Jesus Cristo, que Saramago publicou em 1991.
          Ler mais >> Ciberescritas.

CÓDICE CALIXTINO roubado


          «O Códice Calixtino, ou Codex Calixtinus, um livro do século XII de valor incalculável, desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha. O manuscrito estava guardado numa caixa forte no arquivo da catedral e o seu desaparecimento apenas foi reportado esta terça-feira.» Ler a notícia no Público.

J. K. Rowling apresenta o sítio Potermore



          A famosa autora da série Harry Potter apresenta o novo sítio que acabou de ver a luz do dia. Consultar >> aqui.

          De facto, a escritora lançou um sítio lúdico, em articulação com a Sony, com novos conteúdos que, a partir de Outubro, começará a vender as suas obras em formato digital. Além disso, o sítio irá disponibilizar igualmente material inédito sobre as personagens da saga, bem como sobre os locais e objectos familiares do mundo criado por Rowling.