segunda-feira, 17 de junho de 2019

Exercícios de exame

     Os exames nacionais estão aí.
     As provas finais de Português são muito importantes, seja para a aprovação no final do 9.º ano, seja para acesso ao ensino superior.
     Neste post, tens acesso a vários exercícios que te permitem treinar a competência da gramática, que tão importante é e te permite escrever e falar corretamente. Clica no link [exercícios] ou dirige o teu telemóvel para o QR CODE:

Encontrada a primeira carta que relatou o retorno de Colombo após a descoberta da América

     Em 1493, no seu regresso da América, Cristóvão Colombo desembarcou primeiro em Lisboa, tendo antes aguardado em Cascais. Seguidamente, deslocou-se a Vale do Paraíso, Azambuja, onde se encontrava o rei português, D. João II. Que significado se poderá atribuir a esta atitude de Colombo?

     "A 4 de março, ainda sob forte temporal, a Niña fez a aproximação à costa portuguesa junto ao cabo da Roca, tendo aportado em Cascais, onde esteve algumas horas: «Ao amanhecer, o almirante reconheceu a terra. Era o rochedo de Sintra que fica muito perto do rio de Lisboa, no qual se decidiu entrar porque não podia fazer outra coisa, tão terrível era a tempestade que se abatia sobre a cidade de Cascais, situada na embocadura. Os da cidade, disse, ficaram toda essa tarde em oração por eles, e, quando em seguida ficaram no porto, toda a gente veio vê-los, maravilhados por terem escapado. Foi assim queà terceira hora o almirante passou para o Restelo, no interior do rio de Lisboa, onde a gente do mar lhe disse que nunca se tivera um inverno tão fértil em tempestades, que vinte e cinco navios se tinham perdido na Flandres e que outros estavam lá há quatro meses sem poderem sair».
     Conforme se pode ver pelo tercho citado, antes de demandar a barra do Tejo e chegar ao Restelo, a Niña - pilotada por Sancho Ruíz de Gama e Pedro Alonso Niño - teve de se abrigar em Cascais. Contrariamente ao que por vezes é dito, Cristóvão Colombo e as outras pessoas que vinham a bordo da Niña, ao chegarem a Cascais, não terão visto a torre defensiva que D. João II mandou construir naquele porto, pois essa só terá começado a ser edificada no ano seguinte.
     Depois de passada a tempestade e de feitos os devidos consertos na aparelhagem da caravela, em vez de rumar a Castela, onde se tinha organizado a expedição, a Niña veio, horas mais tarde, a entrar no Tejo, acabando por ancorar no Restelo. Poucos dias depois deu-se o célebre encontro entre Colombo e D. João II em Vale do Paraíso, localidade situada a nove léguas de Lisboa."
Marco Oliveira Borges


Encuentran la primera carta que informó del regreso de Colón tras descubrir América
El más antiguo documento sobre este hecho es hallado en el Archivo de la Nobleza, se trata de una misiva del Rey de Portugal a Fernando el Católico

ABC.ES

El más antiguo documento sobre este hecho es hallado en el Archivo de la Nobleza, se trata de una misiva del Rey de Portugal a Fernando el Católico