quinta-feira, 23 de junho de 2022

À roda da escrita

Um dia especial e inesquecível


        Há muitos anos, no dia um de junho, várias crianças criativas estavam aborrecidas e foram para o campo mágico, situado no centro do país chamado Fantasia.

        Quando lá chegaram, a primeira coisa que fizeram foi jogar às escondidas. Escolheram a Joana para ser a primeira a contar e todos os outros se esconderam. A Joana era muito rápida e facilmente encontrou os amigos.

Depois de jogarem várias vezes, sentiram-se cansados e decidiram passear pelos campos e apanhar flores. A Benedita sugeriu que fizessem um concurso para decidir quem encontrava a flor mais colorida e cheirosa.

Separaram-se todos e cada um procurou uma flor para poder apresentar. O Miguel encontrou uma brilhante que o chamou à atenção e juntou os amigos à sua volta antes de a colher. O Henrique tocou-lhe e sentiu uma força dentro de si. Surgiu uma abelha e ele, para se afastar, correu muito depressa, algo que nunca tinha feito. Os amigos ficaram impressionados e começaram a pensar de onde viria aquela velocidade.

Conversaram entre eles e chegaram à conclusão de que o poder vinha da flor, por isso resolveram tocar-lhe à vez, para descobrirem que outros poderes transmitia a flor. O Afonso, quando lhe tocou, sentiu tanta força que pegou em dois colegas e os levantou no ar.

A descoberta destes poderes deixou-os muito espantados, impressionados e alegres. Queriam continuar a brincar, mas já era tarde. A Joana tocou na flor para se despedir dela e verificou que o relógio tinha andado para atrás. Este poder permitiu-lhes brincar durante mais tempo.

O Nuno tocou, por sua vez, nela e pensou que seria muito bom todas as crianças do mundo terem um dia especial, em que brincassem muito e se sentissem felizes como ele e os seus amigos se sentiam. De repente, olhou à sua volta e viu centenas de crianças felizes e divertidas a brincar.

O rapaz e os seus amigos verificaram que a flor concedia desejos a quem lhe tocava.


A partir desse dia, passou a comemorar-se o Dia Mundial da Criança, durante o qual as crianças vivem momentos mágicos, pois brincam muito, divertem-se e são muito
FELIZES.



Turma do 4.º A

À roda da escrita

 Atividade de Escrita 



Clube de Leitura

 4.ª Reunião


    A última reunião do Clube de Leitura decorreu no dia 7 de junho. Na sessão, cada um dos alunos apresentou um  livro, procurando despertar, nos restantes, curiosidade e interesse na leitura do mesmo.