sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Árvore Livreira

           No dia 22 de Novembro, pelas 10 horas, deslocámo-nos à Casa da Cultura. Aí, ouvimos a história do Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, contada por duas pessoas que representavam várias personagens.
          O cenário era composto por uma árvore livreira, em torno da qual era contada a história.
          Interagimos com este Romance da Raposa na qualidade de juízes, para julgarmos a raposa, o lobo e o texugo, personagens intervenientes na história.
          Numa determinada altura, nós continuámos a construir a história dando-lhe o fim que quisemos, fim esse que o senhor ilustrou em banda desenhada, que trouxemos e pintámos, em grupo, na sala de aula. E ainda para «Plantar Portugal», colaborámos na plantação de uma árvore no jardim.
          Gostámos muito desta actividade, pois tivemos oportunidade de participar na história e de aprender mais para além das paredes da sala de aula.

Texto colectivo (sala 7, 4.º ano)
Passado a computador por João Pedro

Ateliê de leitura: «A Salta-Pocinhas»

          No dia 22 de Novembro, as crianças da turma F1 da Escola do 1.º Ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo tiveram o privilégio de assistir a um ateliê de leitura encenada, protagonizado pelos contadores de histórias Jorge Alonso e Eva Paula, que trouxeram a sua árvore livreira, uma árvore regada com letras e cujos frutos são livros.
          A representação era baseada no livro de Aquilino Ribeiro O Romance da Raposa, que narra a história de uma raposa de nome Salta-Pocinhas, muito matreira, lambisqueira e mandriona. Ela faz tudo para ter a barriga cheia, enganando tudo e todos, na floresta, principalmente o rei lobo.
          Foi uma tarde muito animada, pois as crianças foram transportadas para o mundo da fantasia e interagiram na história, dando-lhe o final que entenderam.

A professora: Amélia Brito