quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Escritor do Mês: Alice Vieira

 Alice Vieira


   
Na Biblioteca da EB2, foi exposto o fundo documental da escritora Alice Vieira.

    Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. Desde 1979, tem vindo a publicar regularmente, tendo editado na Caminho mais de cinco dezenas de títulos. Nesse mesmo ano, recebeu o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa; em 1994, o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Foi indicada também, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen (o mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens).

    Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Foi igualmente apresentada por duas vezes, como candidata ao ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award).

Projeto Escola a ler: a saga do 8.º A

 Leitura Orientada

8.º ano

    Os alunos do oitavo ano, na disciplina de Português, leram e exploraram o conto A Saga, presente na coletânea de contos Histórias da terra e do mar, de Sophia de Meelo Breyner Andresen, requisitado na biblioteca.

    Para culminar a atividade, responderam a um questionário (ligação) criado no google forms pela equipa da biblioteca escolar.

Atualização do fundo documental


 Fundo documental

Aquisições 


     Na biblioteca, depois de catalogados, foram expostos os livros adquiridos com a verba atribuída à escola no âmbito do projeto denominado Escola a Ler.