quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dia Internacional dos Direitos da Criança


           Para comemorar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, as professoras responsáveis pela Biblioteca Escolar e o Clube de História, Célia Lopes e Maria Rita Granado respetivamente, levaram a cabo uma sessão na biblioteca escolar da Escola N.º 2, no dia 19 de novembro, pelas 14h30m, na qual participaram 30 alunos e onde  as professoras apresentaram as seguintes atividades:
  Leitura do livro Uma Aventura na Terra dos Direitos;
  Visionamento de um powerpoint;
  Jogo da Glória;
  Jogos Educativos.
         Com esta atividade pretendeu-se dar a conhecer às crianças os seus direitos e que devem poder exercê-los plenamente no respeito pelos seus deveres. O pleno exercício dos direitos é o resultado de um aumento de autonomia e responsabilização, que se realiza por meio de atividades diversificadas.
       Os seus direitos e também os seus deveres foram mostrados através da leitura do livro, do visionamento do powerpoint e também do Jogo da Glória, onde foram colocadas questões sobre o que tinham aprendido anteriormente. Além disso, foi realizado um pequeno debate para troca de ideias, durante o qual os alunos se mostraram muito interessados, tendo decorrido de uma forma ordeira e organizada. Como eram em número considerável, foram na parte final divididos em grupos, tendo uns participado no Jogo da Glória, onde tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos anteriormente, assim como a sua leitura através de alguns poemas e jogos de improviso, enquanto os restantes realizaram atividades de pintura e recorte sobre os direitos.
     Os alunos que participaram nesta atividade foram os de 5.º Ano que fazem parte do grupo que frequenta as aulas de Apoio ao Estudo do 2.º Ciclo. 

Exposição temática "A Restauração da Independência de Portugal"


            O Clube de História comemorou mais uma data marcante da História de Portugal, reflexo do sentido da identidade nacional, a Restauração da Independência - 1 de dezembro de 1640.

            As atividades integraram uma exposição temática realizada na Biblioteca Escolar da Escola Básica do 2.º Ciclo, destacando-se a figura de D. Sebastião, na História, na Literatura, na Música e nas Artes Plásticas, e a realização de passatempos variados relacionados com o tema da exposição. A iniciativa foi desenvolvida em articulação com a docente coordenadora da Biblioteca Escolar.