quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Quem sou eu? (Fevereiro)

Quem sou eu?

          Solução do desafio do mês de Janeiro...

           A nossa figura mistério do mês de Janeiro é Maria Curie, nome assumido após o casamento por Maria Sklodowska (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 - Sallanches, 4 de Julho de 1934).

          Marie Curie foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com o prémio Nobel. A primeira distinção - Prémio Nobel da Física - ocorreu em 1903 (repartida com o seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioactividade, naquela altura um fenómeno ainda pouco conhecido. O segundo galardão - o Prémio Nobel da Química - foi-lhe atribuído em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio

Feira do Livro de Sevilha 2011

          A edição de 2011 da Feira do Livro de Sevilha, que decorrerá entre os dias 19 e 30 de Maio, será dedicada a José Saramago, escritor que manteve uma relação especial com o evento, tendo, por exemplo, em 2006, sido o responsável pela sua inauguração.

          Segundo o director da Feira, Javier López Yáñez, o lema desta edição será «Sobre a cegueira e a lucidez», uma clara referência à obra saramaguiana (Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez), e o objectivo passará por promover uma homenagem pública, popular e participada ao recém-falecido escritor.