terça-feira, 30 de dezembro de 2014

'Tita, a Coelhinha Diferente'


     No dia 3 de dezembro, os alunos do ensino pré-escolar deslocaram-se à BE da EB2 para ouvirem a história Tita, a Coelhinha Diferente.
     Tendo por objetivos a promoção de hábitos de leitura, o desenvolvimento da expressão oral e plástica e a educação para a cidadania - dado que, nesta data, se rememorava o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o texto se adequa à sensibilização dos adultos para a premência da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade -, a sessão teve início com a audição do texto, seguida do seu reconto oral e da realização de diversas atividades de caráter lúdico-didático.

'Tita, a Coelhinha Diferente'




Ficha de leitura do conto 'João Pateta'

Ficha de leitura do conto João Pateta


1 - A personagem principal deste conto é ___________________.

2 - Sublinha os adjetivos que, na tua opinião, não se aplicam ao João.
esperto     obediente      vaidoso     humilde      tonto     malvado

3 - Ordena as afirmações que se seguem, numerando-as de 1 a 6, de acordo com a sequência dos acontecimentos.


4 - Houve duas situações em que os compradores se aproveitaram da pouca esperteza do João para o prejudicar.

     4.1. Escolhe uma delas e conta resumidamente o que se passou.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Copia o parágrafo do texto que nos diz que a mãe do João mesmo com medo continuou a mandá-lo fazer recados.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Qual foi o aviso que a mãe lhe fez quando o mandou fazer o quarto recado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Concordas com o título dado a este conto? Justifica a tua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     7.1 - Se te pedissem para escolheres outro título para o conto, que título escolherias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 - Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F).
       

9 - Concordas com o final do conto? Se fosses tu qual era o final que lhe darias?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Junqueiro, Guerra, Seleção de contos para a infância, col. Educação Literária, Porto Editora.


10 - Observa agora a seguinte tabela.


     10.1 - Como podes observar nesta tabela, a cada letra do alfabeto está associado um símbolo. Com base na tabela adivinha o que tens de escrever em cada uma das vinhetas da banda desenhada que se segue. Ilustra-as de acordo com o texto que escreveste.

     

'João Pateta'


     Ao longo do mês de dezembro e no âmbito do Projeto «Ler para Crescer», o conto "João Pateta", de Guerra Junqueiro, que faz parte das leituras recomendadas nas metas curriculares de Português, foi trabalhado com os alunos do 3.º ano da EB1 de FCR.
     A atividade iniciou-se com uma breve apresentação biográfica do autor, natural de Freixo de Espada à Cinta, seguida da exploração semântica da capa da obra de onde foi extraído o texto.
     Após a leitura do conto, o mesmo foi recontado e explorado através de diálogo com os alunos. Posteriormente, responderam a um pequeno questionário e revelaram os seus dotes artísticos, elaborando bandas desenhadas, após a decifração da mensagem simbólica inscrita previamente em cada vinheta.