quarta-feira, 18 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2011

          Ainda relativamente ao Concurso Nacional de Leitura, fica a reportagem televisiva realizada sobre a actividade. Ver a partir do minuto 4 e 28 segundos.



Todos os alunos entrevistados pertencem à nossa escola.

Concurso Nacional de Leitura 2011 (fase distrital)

          No pretérito dia 30 de Abril, três alunos do terceiro ciclo - Sara Barroco, Inês Aguilar e Andreina Cavaleiro - e dois do ensino secundário - Rafael Pereira e João Pinto - deslocaram-se à Guarda, mais concretamente à Biblioteca Municipal, acompanhados das docentes Célia Ribeiro e Maria Pires, para participarem na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
          Mais uma vez, os nossos dignos representantes tiveram uma participação assaz positiva, lutando até ao derradeiro momento pelo apuramento para a fase nacional, só «perdido» na recta final. Caprichos da Roda da Fortuna...

          Aqui deixamos o registo fotográfico da presença da nossa escola.


Quem sou eu? (solução do mês de Março)

          Pedro Nunes foi um matemático português que nasceu em Alcácer Quibir em 1502. Para além de ser matemático, foi também cientista e contribuiu principalmente para o desenvolvimento da navegação portuguesa, essencialmente na época dos Descobrimentos.

          Também se dedicou aos problemas matemáticos da cartografia e foi o inventor de vários aparelhos de medida, incluindo o nónio.

          Por ser tão importante, Pedro Nunes aparecia nas antigas moedas de 100 escudos.

          O matemático morreu a 11 de Agosto de 1578, em Coimbra.