terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


O mês de outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Para celebrar a data, a IASL (International Association of School Librarianship), propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Biblioteca escolar: uma porta para a vida.
No âmbito deste evento internacional, na biblioteca da escola secundária, realizámos um bibliopaper com as turmas do 7.º ano e com o CEF PP 1.º ano, para dar a conhecer a biblioteca escolar.
Na EB2 foi também dada a conhecer a biblioteca escolar aos alunos dos 4.º e 5.º anos, através da leitura da fábula "A cegonha e a tartaruga", presente no livro Três Fábulas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Após a análise da fábula, os alunos do 4.º ano realizaram uma atividade de escrita para dar continuidade à história da fábula; os do 5.º ano fizeram o reconto da história e elaboraram poemas. Na escola do 2.º ciclo, a referida atividade contou com a colaboração dos docentes titulares das turmas e dos de Português de 5.º ano, que, nas suas aulas, elaboraram textos escritos alusivos ao tema da fábula supracitada.
A Equipa Pedagógica da Biblioteca Escolar agradece a colaboração dos alunos e dos docentes que permitiram a realização de todas as atividades, tendo brindado os participantes com um marcador de leitura, elaborado pela referida equipa.

'Para um amigo tenho sempre um relógio'

Para um amigo tenho sempre um relógio
esquecido em qualquer fundo de algibeira.
Mas esse relógio não marca o tempo inútil.
São restos de tabaco e ternura rápida.
É um arco-íris de sombra, quente e trémulo.
É um copo de vinho com o meu sangue e o sol.

                                                 António Ramos Rosa

Prémio Nobel de Literatura 2013


     Alice Munro foi a contemplada pela Academia Sueca com o Nobel da Literatura de 2013, por ser «master of the contemporary short story».

Prémio LeYa 2013


     Gabriela Ruivo Trindade, 43 anos, emigrante portuguesa em Londres, desempregada, foi a vencedora do Prémio LeYa, com o romance Uma Outra Voz, a editar em 2014.