sexta-feira, 28 de maio de 2010

A escola pinta a República

A nossa escola foi palco de um desafio lançado aos alunos e aos artistas convidados, grafiters: “Deck 97”, “Noir” e “Rato”, do Porto, nos dias 26 e 27 de Maio de 2010 sobre o tema: “Pintar a República x 100”.

A pintura de um mural com grafitis alusivos à celebração do Centenário da República foi organizado pela Comissão de Eventos da nossa, em parceria com o Grupo de Educação Tecnológica e Visual. Os objectivos eram comemorar a data e representar a República de forma inovadora e contemporânea. Além da pintura de um mural, através da arte do grafiti, cuja base foi um quadro de Delacroix, “La Liberté Guidant le Peuple” de 1830, foram deixadas no chão palavras do Hino Nacional que os alunos escolheram pelo significado e pela sua representatividade nas suas vivências.
Este projecto tentou ainda levar a comunidade escolar a interessar-se pela História da República para melhor a interpretar no presente e prepará-la para o futuro. Não foi mais do que a consciencialização colectiva de uma data que mudou o rumo da nossa História. O mural deixa ficar um testemunho quotidiano, uma prova que vale a pena lutar por objectivos colectivos que melhoram o indivíduo.
A Comissão de Eventos agradece o apoio e a particpação de todos os participantes na pintura do mural. E ainda destaca o trabalho fabuloso dos grafiters: “Deck 97”, “Noir” e “Rato” que pintaram o mural.
P´la Comissão de Eventos, Cristina Martins