terça-feira, 26 de novembro de 2013

'A Cegonha e a Tartaruga' (IX)

            Passado algum tempo, a Cegonha fez uma visita à Tartaruga e convidou-a para viajar com ela. A Tartaruga aceitou e empoleirou-se sobre a bela Cegonha.
        Voaram, voaram até que a Cegonha disse com uma voz entusiasmada que, ali ao lado, estava a Floresta Amazónia. A tartaruga pediu para visitar a impressionante floresta.
        Tinha muitas árvores gigantes, pássaros de encantar como o Tucano, com o seu bico gigante, o papagaio todo vaidoso com as suas penas coloridas, entre outros… Comeram a deliciosa manga, beberam o saboroso leite de coco e provaram o rei dos frutos, o ananás.
        Saindo da floresta, foram parar a África onde viram o grandioso leão e visitaram os maravilhosos desertos.
        De seguida, foram até à Índia onde andaram nos espantosos elefantes e provaram o delicioso chá indiano. Foram logo dar um mergulho ao Oceano Índico onde encontraram os tubarões de dentes afiados.
        A Tartaruga propôs-lhe que fossem até Paris onde encontraram a grande Torre Eiffel e comeram o queijo Camambert. A Cegonha disse que já estava cansada, mas ainda tinha de levar a Tartaruga a 2 sítios. O 1.º era a Nova Iorque, onde viram a estátua da liberdade e o segundo sítio foi Lisboa, onde viram o magnífico Padrão dos Descobrimentos e saborearam delicioso marisco.
        De regresso a casa, a Tartaruga disse que se sentia alegre, pois nunca tinha visto tantas maravilhas.
                                                                              Bia Santos 5.º B


'A Cegonha e a Tartaruga' (VIII)


Dia Internacional dos Direitos da Criança


          Para comemorar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, as professoras responsáveis pela BE e pelo Clube de História levaram a cabo uma sessão na biblioteca escolar da escola n.º 2 do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 20 de novembro de 2013, pelas 14h30m, na qual participaram 15 alunos e onde as docentes apresentaram as seguintes atividades:
  Leitura do livro Uma Aventura na Terra dos Direitos;
  Visionamento de um powerpoint;
  Jogo da Glória.
            Com esta atividade e como a escola não é apenas um lugar para adquirir conhecimento, mas também um espaço de educação para a vida, pretendeu-se incutir nas crianças a noção do exercício pleno dos seus direitos e do respeito pelos seus deveres. O primeiro é o resultado de um aumento de autonomia e responsabilização, que se realiza por meio de atividades diversificadas. A melhor conceção de educação é aquela que promove o pleno desenvolvimento da personalidade da criança e do jovem, para o preparar para assumir o seu lugar na sociedade como cidadão livre e responsável, exigindo, em contrapartida, uma atitude cívica exemplar, no respeito pelos outros, crianças ou adultos, de qualquer condição, cor e religião.
            Os seus direitos e os seus deveres foram trabalhados através da leitura do livro, do visionamento do powerpoint e ainda do jogo da Glória, onde foram colocadas questões sobre o que tinham aprendido anteriormente.
            Também se fez um pequeno debate para troca de ideias, onde os alunos se mostraram muito interessados e que decorreu de uma forma ordeira e organizada.
            O professor João Vaz foi convidado para esta comemoração, na qual participou como júri no jogo da Glória.

'A Cegonha e a Tartaruga' (VII)


'A Cegonha e a Tartaruga' (VI)


'A Cegonha e a Tartaruga' (V)


'A Cegonha e a Tartaruga' (IV)


'A Cegonha e a Tartaruga' (III)


'A Cegonha e a Tartaruga' (II)


'A Cegonha e a Tartaruga' (I)