quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escritor do Mês: Maria Alberta Meneres


     Maria Alberta Meneres, de seu nome completo Maria Alberta Rovisco Garcia Meneres de Melo e Castro, nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930.
Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações, nomeadamente Távola Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária. A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o livro Água-Memória, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
Maria Alberta Meneres tem dedicado grande parte da sua criação literária à literatura infantil e juvenil e produziu nesta área programas de televisão, tendo, em 1975, sido nomeada chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP. Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios, nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981. Em colaboração com Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.

bullet. Literatura Infantil e Juvenil
     §  Clarinete
     §  Figuras Figuronas
     §  A Pedra Azul da Imaginação
     §  A Chave Verde ou os Meus Irmãos
     §  Semana Sim, Semana Sim
     §  O Que É Que aconteceu na Terra dos Procópio
     §  Um Peixe no Ar
     §  O Trintão Centenário
     §  Dez Dedos Dez Segredos
     §  À Beira do Lago dos Encantos
     §  Quem faz hoje anos
     §  Colecção 1001 Detectives - 15 volumes
     §  Sigam a Borboleta
     §  100 Histórias de Todos os Tempos
     §  Passinhos de Mariana
     §  Camões, o Super Herói da Língua Portuguesa
     §  Outra vez não!
     §  Ulisses