terça-feira, 17 de abril de 2012

Semana da Leitura 2012 - Pré-escolar


Semana da Leitura 2012 - Notícia

Entre os dias 5 e 13 de março comemorou-se a Semana da Leitura no Agrupamento. As atividades, subordinadas ao tema Cooperação, solidariedade e respeito pela diferença, contaram com a participação de todas as escolas do Agrupamento e também dos alunos do pré-escolar da Casa da Freguesia de Escalhão e da Fundação. A autarquia colaborou igualmente, procedendo ao transporte dos alunos das aldeias.
Às turmas do pré-escolar e 1.º ciclo foi dramatizado o livro O Grilo Verde, de António Mota, pelo grupo dos animadores da Casa da Cultura. Após a dramatização, os alunos foram convidados a construir um belo porta-chaves, tendo como motivo um grilo verde. Durante o tempo que permaneceram na BE, manusearam o fundo documental disponível e alguns redigiram frases para o mural de escrita que tinha como mote “Ler é…”. Estes alunos visionaram ainda o filme “À procura de Nemo” no auditório da Escola Secundária. Por sua vez, a turma A do 4.º ano brindou a BE da EB2 com um mural que contém o resumo do livro, o relato da atividade e desenhos dos alunos.
As turmas dos 2.º e 3.º ciclos, no dia 8 de março, no início de todas as aulas leram contos / capítulos de livros de autores portugueses.
Ainda no âmbito da Semana da Leitura, a equipa expôs fundo documental alusivo ao tema e, como já foi referido, o mural deste mês de março teve como mote “Ler é…”.
     Agradecemos a todos que colaboraram com a BE para que as atividades se concretizassem.