quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

'A Ovelhinha Preta' ilustrada

A Ovelhinha Preta


     No âmbito do Projeto "Ler para Crescer", foi lido o livro A Ovelhinha Preta, de Elisabete Shaw, aos alunos do primeiro ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo, da EB1 da Vermiosa, Reigada e Escalhão, pré-escolar da Reigada e Vermiosa.
     A iniciativa teve como objetivos centrais a promoção de hábitos de leitura, o despertar da criatividade, o desenvolvimento da expressão oral e escrita e do espírito crítico, a aprendizagem do respeito pelas diferentes opiniões e ainda a educação para a cidadania.
     Inicialmente, foram explorados os paratextos, nomeadamente a capa e a contracapa. Depois foi lido o texto da obra através da projeção de um PowerPoint, seguindo-se a sua interpretação através do reconto oral.
     Os alunos dos terceiros e quarto anos resolveram um questionário, enquanto os demais colegas de outros anos e turmas realizaram, essencialmente, atividades lúdicas em torno do texto. A todos foi solicitado ainda que recontassem a história lida aos pais e que, no caso dos de mais tenra idade, com a sua colaboração, decorassem as ovelhinhas que lhes foram distribuídas, enquanto aos mais velhos foi pedido que criassem marcadores, também com a cooperação dos seus progenitores, tendo por base a história explorada.