Grupo I
Parte I
1.1. saltita com a leveza de uma ave.
1.2. descobriu, no cimo da encosta, uma flor ressequida.
1.3. abrira as grandes pétalas perfumadas.
2. O menino fica indeciso se deve prosseguir o seu caminho porque, dali para a frente, era território desconhecido, onde nunca tinha ido.
3. A frase que mostra o sentimento despertado pela descoberta no menino é a seguinte: «Oh que feliz ia o menino!».
4. A repetição da palavra «andou» sugere que o menino caminhou durante muito tempo.
5. O menino teve de vencer os seguintes obstáculos:
1.3. abrira as grandes pétalas perfumadas.
2. O menino fica indeciso se deve prosseguir o seu caminho porque, dali para a frente, era território desconhecido, onde nunca tinha ido.
3. A frase que mostra o sentimento despertado pela descoberta no menino é a seguinte: «Oh que feliz ia o menino!».
4. A repetição da palavra «andou» sugere que o menino caminhou durante muito tempo.
5. O menino teve de vencer os seguintes obstáculos:
- Não possuía água para regar a planta, por isso teve de a procurar longe;
- Teve de descer e subir a montanha inúmeras vezes - teve de fazer inúmeras viagens;
- Teve de transportar a água nas mãos;
- Os seus pés sangraram, pois não tinha sapatos;
- Tinha as mãos pequenas;
- Estava cansado.
Parte B
7.
a) 1
b) 3
c) 2
8.1. jorra de uma nascente e corre em grande quantidade.
8.2. sem prestar esclarecimento.
a) 1
b) 3
c) 2
8.1. jorra de uma nascente e corre em grande quantidade.
8.2. sem prestar esclarecimento.
Grupo II
1. Superlativo relativo de superioridade.
2. «Esta»:
- classe: determinante (antecede o nome «rosa»);
- subclasse: demonstrativo.
3.
- O menino queria uma flor.
- Tiago, por que motivo não atravessaste tu o rio?
- Nós faremos todo este trabalho novamente.
- João, lê o teu resumo.
4. «o menino»
5.1. O menino subiu-a apressadamente.
5.2. A criança deu-lhes uma flor.
6. O menino saiu do acampamento e percorreu o caminho até à clareira mais próxima. Então, como o sol era muito intenso, decidiu que seria melhor esperar pelo cair da tarde.
A manhã passara depressa e devia regressar ao acampamento, mas preferiu ir até ao rio para se refrescar. O calor já apertava, portanto caminhou pela sombra das árvores até à margem, para se resguardar do sol abrasador.
- classe: determinante (antecede o nome «rosa»);
- subclasse: demonstrativo.
3.
- O menino queria uma flor.
- Tiago, por que motivo não atravessaste tu o rio?
- Nós faremos todo este trabalho novamente.
- João, lê o teu resumo.
4. «o menino»
5.1. O menino subiu-a apressadamente.
5.2. A criança deu-lhes uma flor.
6. O menino saiu do acampamento e percorreu o caminho até à clareira mais próxima. Então, como o sol era muito intenso, decidiu que seria melhor esperar pelo cair da tarde.
A manhã passara depressa e devia regressar ao acampamento, mas preferiu ir até ao rio para se refrescar. O calor já apertava, portanto caminhou pela sombra das árvores até à margem, para se resguardar do sol abrasador.