terça-feira, 19 de junho de 2012

Correção da prova de Língua Portuguesa - 6.º ano

Grupo I

Parte I

1.1. saltita com a leveza de uma ave.

1.2. descobriu, no cimo da encosta, uma flor ressequida.

1.3. abrira as grandes pétalas perfumadas.

2. O menino fica indeciso se deve prosseguir o seu caminho porque, dali para a frente, era território desconhecido, onde nunca tinha ido.

3. A frase que mostra o sentimento despertado pela descoberta no menino é a seguinte: «Oh que feliz ia o menino!».

4. A repetição da palavra «andou» sugere que o menino caminhou durante muito tempo.

5. O menino teve de vencer os seguintes obstáculos:
  1. Não possuía água para regar a planta, por isso teve de a procurar longe;
  2. Teve de descer e subir a montanha inúmeras vezes - teve de fazer inúmeras viagens;
  3. Teve de transportar a água nas mãos;
  4. Os seus pés sangraram, pois não tinha sapatos;
  5. Tinha as mãos pequenas;
  6. Estava cansado.
6. Resposta de concordância, pois salvou uma flor de morrer à sede (proteção da natureza...).


Parte B

7. 
     a) 1
     b) 3
     c) 2

8.1.  jorra de uma nascente e corre em grande quantidade.

8.2. sem prestar esclarecimento.


Grupo II

1. Superlativo relativo de superioridade.

2. «Esta»:
          - classe: determinante (antecede o nome «rosa»);
          - subclasse: demonstrativo.

3.
     - O menino queria uma flor.
     - Tiago, por que motivo não atravessaste tu o rio?
     - Nós faremos todo este trabalho novamente.
     - João,  o teu resumo.

4. «o menino»

5.1. O menino subiu-a apressadamente.

5.2. A criança deu-lhes uma flor.

6. O menino saiu do acampamento e percorreu o caminho até à clareira mais próxima. Então, como o sol era muito intenso, decidiu que seria melhor esperar pelo cair da tarde.
     A manhã passara depressa e devia regressar ao acampamento, mas preferiu ir até ao rio para se refrescar. O calor já apertava, portanto caminhou pela sombra das árvores até à margem, para se resguardar do sol abrasador.

As 'fontes de estudo' dos alunos

Fonte: Mashable