quinta-feira, 30 de junho de 2011

O novo governo e as bibliotecas

          De acordo com o blogue Entre Estantes, o programa do governo recentemente empossado contém as seguintes referências à área das bibliotecas e dos livros:
  • biblioteca: 5 ocorrências;
  • leitura: 4 ocorrências;
  • livro: 3 ocorrências;
  • sociedade da informação: 2 ocorrências.
          É pouco, de facto.

          Para ler mais, aqui.

A RAINHA DAS TERRAS DA LUZ, por Liliana Lorga

          O terceiro livro da trilogia O Ceptro de Aerzis, de Inês Botelho, foi publicado em 2006. A Rainha das Terras da Luz foi editado pela Gailivro, na colecção Jovens Talentos.
          A autora nasceu em Agosto de 1986 e vive em Vila Nova de Gaia. Frequentou o curso de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Para além disso, concluiu o oitavo grau de Formação Musical e Piano na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Participou, ainda, no concurso de Literatura juvenil "Triângulo Jota" e foi uma das vencedoras do concurso "Colecção DUP'S DN", organizado pelo Diário de Notícias.
          O livro fala de um mundo imaginário onde vivem os elfos, o que pode fazer crer que é destinado a crianças, porém, a linguagem utilizada é complexa. A trilogia reflecte sobre a vida de três mulheres: Ailura, Galaduinne e Iruvienne. Cada livro conta a história de uma delas, sendo Iruvienne a personagem principal desta terceira obra, que alude à coragem e determinação como valores fundamentais.
          Iruvienne é a princesa guerrreira que se torna rainha. Apesar de odiar os seus compromissos para com o povo, ela acaba por seguir o seu destino. O livro mostra também a vida das outras personagens que rodeiam Iruvienne: a sua mãe (Galaduinne), a sua irmã, o seu irmão adoptivo, etc.
          Em suma, a obra descreve perfeitamente o ambiente em que a história decorre e as personagens. Apesar do ambiente imaginário, a acção mostra grandes lições de vida e uma linguagem correcta.

UM ERRO INOCENTE, por Manuela Santos

          Dorothy Koomson tem apenas cinco livros publicados, sendo A Filha da Minha Melhor Amiga o primeiro a ser publicado em Portugal, pela Porto Editora, em Setembro de 2010, um «best-seller», tal como o seguinte - O Amor está no Ar.
          Dorothy baseia-se na história de duas adolescentes que se envolveram com um professor, o que por vezes acontece na realidade. As adolescentes Serena e Poppy são duas alunas de Marcus, que é seu professor de História e se oferece para lhes dar explicações para as preparar para o exame. Depois de muitas idas a casa do professor, começa um romance. As raparigas estão apaixonadas, mas ele apenas se quer aproveitar sexualmente delas. Nas férias, vão todos para a praia e o professor tira uma fotografia às duas a comerem gelado. Quando ele morre, a sua fotografia é conhecida do público e passam a ser denominadas «as meninas do gelado».
          Esta história pode ser uma lição de vida para muitas adolescentes inconscientes dos perigos que correm. Com este livro, podemos concluir que não devemos dar tanta confiança a quem não conhecemos verdadeiramente.

"Browsers" e Internet em 20 lições









          A Google Chrome lançou um e-book gratuito dirigido aos jovens sobre o funcionamento dos browsers e da Internet em vinte lições.
          A versão portuguesa está disponível aqui.