sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Escola a Ler no 10.º B

 Livr' à mão

10.º B 




    A turma B do 10.º ano, na aula de Literatura Portuguesa, no âmbito do Projeto de Leitura, partilhou leituras dos livros requisitado na biblioteca.

Concurso Nacional de Leitura 2023

 Fase de Escola

    O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa que tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura, bem como melhorar a compreensão da leitura.

    O concurso é constituído por três fases: a Escolar ou Municipal, que engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios; a Intermunicipal, que congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas; a Nacional, que conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova escrita de pré-seleção on-line, seguida de uma prova de vídeo e, por fim, de uma prova oral de palco.

    As obras a ler na presente edição podem ser encontradas no Catálogo PNL (clicar no link para lhe aceder).


    No nosso agrupamento de escolas, já decorreu a 1.ª fase do Concurso. Os alunos do 1.º ciclo leram o livro A Princesa da Chuva, de Luísa Ducla Soares; os do 2.º, A História dos Brincos de Penas, de Maria Teresa Maia Gonzalez; os do 3.º, Uma Questão de Cor, de Ana Saldanha, e os do ensino secundário, O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro Vasconcelos.

    Os alunos apurados para participarem na fase intermunicipal são os seguintes:

1.º ciclo: João Batista, 4.º B; Leonor Farinha, 3.º B; Luana Soares, 4.º A


2.º ciclo: Anaísa Palmeirão,  6.º A; Guilherme Matias, 6.º A; Íris Lourenço, 6.º B


3.º ciclo: Ariana Matias, 9.º A; Beatriz Santos, 9.ºA; Matilde Marques, 8.º A


Secundário: Manuel Guedes, 10.º B

    Parabéns a todos os participantes e votos de um bom desempenho aos apurados para representarem o Agrupamento na fase intermunicipal, que decorrerá em Manteigas no dia 26 de abril.