sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Projeto Escola a Ler

       A girafa que comia estrelas

Leitura orientada


    As duas turma do 2.º ano da EB1, na biblioteca, ouviram a história contada pela professora bibliotecária. 

    A sua interpretação foi feita através de diálogo, tendo sido explorados os elementos paratextuais, as personagens, o espaço e  a mensagem veiculada.

    Para complementar a atividade, usando os tablets, os alunos resolver uma quiz, preencheram um texto com lacunas e um crucigrama.

    Já na sala de aula, resolveram uma atividade de pesquisa para preencherem o BI da Girafa e ainda trabalhos de expressão plástica.




Ariana Matias: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas

Expressão Escrita  


    No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das  pessoas.


O contacto entre culturas na nossa formação como pessoas é fundamental, pois permite-nos conhecer novas realidades e tomarmos consciência de que há outras formas de agir e de viver.
Ao contactarmos com pessoas diferentes, podemos observar modelos de vida diferentes, diversificar os nossos hábitos e alterar a forma como nos relacionamos. Isto pode ajudar-nos a mudar e corrigir certas atitudes incorretas. Interagir com pessoas de diferentes países pode também fazer-nos perceber como a vida é difícil, para eles ou para nós, para nos fazer dar valor ao que temos e às pessoas. Acho que o conhecimento de outras culturas ajuda-nos a fugir à rotina e a mudar as atitudes.
Por último, penso que deveríamos estar atentos ao mundo que nos rodeia, tentarmos ser o melhor que conseguirmos e mostrá-lo aos outros. É importante relacionarmo-nos, perguntarmos e aprendermos coisas diferentes.

Ariana Matias - 9.º A


Anamar Quelho: O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das pessoas

Expressão Escrita 


    No âmbito da comemoração desta efeméride, na disciplina de Português, os alunos das turmas do 9.º ano escreverem textos subordinados ao tema O contacto entre culturas e a sua importância para a formação das  pessoas.


Na minha opinião, a comunicação e o contacto com outras culturas é muito importante para a nossa formação pessoal.
A partir da interação com povos possuidores de outras culturas, podemos retirar informações úteis para o nosso desenvolvimento psicológico. Ao lidarmos com pessoas diferentes, vindas de sítios diferentes, apercebemo-nos, por exemplo, das condições em que vivem as diversas populações e também das dificuldades que passam.
Além disso, podemos também adquirir conhecimentos sobre as religiões de cada povo, os deuses em que acreditam, as tradições que passam de geração em geração e também sobre a sua gastronomia.
Para além do enumerado, acresce ainda a possibilidade de podermos fazer, por exemplo, no nosso país ou até mesmo no estrangeiro, ações de solidariedade e voluntariado, com a finalidade de apoiar as pessoas mais carenciadas.
Concluindo, são infinitas as atividades que podemos realizar e vastíssimos os conhecimentos que podemos adquirir ao contactar com outras culturas, o que comprova a importância deste tipo de contacto.

Anamar Quelho - 9.º A