terça-feira, 5 de junho de 2012

Venda da primeira edição de 'Amor de Perdição'

     Uma primeira edição da obra Amor de Perdição, da autoria de Camilo Castelo Branco, foi vendida, em Lisboa, pela quantia de 2 300 euros.
     O livro, editado em 1862, tinha como base de licitação 500 euros. Relembre-se que a novela se inspirou nas desventuras passionais do próprio autor e na tragédia Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
     A «estória» gira em torno das personagens Simão Botelho e Teresa Albuquerque, que veem os seus amores contrariados pelas respetivas famílias e acabam de forma trágica, ao gosto romântico.

Inauguração da sede da Fundação José Saramago


     A sede da Fundação José Saramago, instalada na Casa dos Bicos, em Lisboa, será inaugurada no próximo dia 13 de junho, dia de Santo António e da Cidade. Na cerimónia estarão presentes a viúva do escrito, Pilar del Rio, e o presidente da autarquia lisboeta, António Costa.

Canção promotora da leitura


     A banda The Roots produziu este tema musical para promover a leitura.

Musa de Hemingway parte aos 91 anos

Imagem do filme Por Quem os Sinos Dobram

     A enfermeira Maria Sans, a figura em quem, provavelmente, Ernest Hemingway se inspirou para compor a personagem 'Maria' da obra Por Quem os Sinos Dobram, faleceu em Mataró, Barcelona, aos 91 anos. O romance, que relata a história de um amor condenado em plena Guerra Civil de Espanha, foi levado ao cinema em 1943, tendo cabido a Ingrid Bergman o papel de 'Maria'.

Livro favorito: «Juntos ao luar»


     Já li vários livros, mas aquele de que mais gostei até agora foi Juntos ao luar, de Nicholas Sparks.
     A história do filme é um bocadinho diferente da do livro. Aquelas pessoas que pensam que ver um filme é mais fácil e mais rápido (o que não deixa de ser verdade) não fazem ideia do que perdem. Ao ler Juntos ao luar, eu comecei a imaginar os lugares onde se encontravam as personagens, a maneira como eram pelas descrições, o que elas sentiam...
     Juntos ao luar trata de uma rapariga e de um rapaz que se apaixonaram um pelo outro e, com o tempo, a relação tornou-se mais complicada. Trata também de uma relação entre pai e filho, marcada pelas dificuldades.
     É uma história linda, emocionante, que me deixou com lágrimas nos olhos. A parte de que mais gostei foi o final - que, ao contrário da maioria dos livros, não é feliz - em que John mostra que ama verdadeiramente Savannah, ajudando a salvar a vida do seu marido.
Maryna, 10.º A

Livro favorito: Hush, Hush"

     Como best-seller de Becca Fitzpatrick, Hush, hush vem contar a história de uma rapariga para quem apaixonar-se não fazia parte dos planos.
     Na sua escola, aparece um rapaz que lhe chama mais à atenção. Com um sorriso fácil e uns olhos que mais parecem trespassar-lhe a alma, este rapaz seduz a rapariga, deixando-a completamente indefesa.
     Porém, após uma série de assustadores encontros com o ele, que parece estar sempre onde ela está, a rapariga não consegue decidir se há de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto. Ele vai sentir a necessidade de estar perto dela e protegê-la.
     Em busca de respostas para o momento mais confuso da sua vida, esta rapariga dá consigo no centro de uma batalha entre imortais, neste caso, anjos caídos. E quando é chegada a altura de escolher um rumo, a opção errada poderá custar-lhe a vida.
     Este livro é um belo romance cheio de mistérios e aventuras que estão por desvendar. É como um «adeus aos dentes e olá às rosas», pois é uma obra em que os seres imortais existentes são anjos caídos e não vampiros.
     Por outro lado, é um livro muito apelativo à comunidade mais jovem, visto que se trata de um romance  proibido entre dois jovens, sendo uma grande aventura. É um livro de palavras simples e claras, sendo fácil de entender.
     Os adeptos do terror e do romance, que temem o lobisomem e o vampiro que espreita, apreciarão esta nova viagem ao mundo das trevas. Apesar do monótono título, devem escolhê-lo, pois, se o lerem, passará a ser o melhor livro e a melhor história alguma vez lida.
     O que me levou a ler este livro foi uma das suas principais frases, que achei muito apelativa: «Um juramento sagrado, um anjo caído, um amor proibido.».

Cátia Ferreira, n.º 4 9.º B