quarta-feira, 6 de abril de 2011

Semana da Leitura 2011 (I)

          Comemorou-se, entre os dias 21 e 25 de Março, a Semana da Leitura, que este ano foi dedicada ao ambiente, com diversas iniciativas.

          Assim, no dia 21 de Março, o grupo de alunos leitores (alunos que se disponibilizaram para ler perante os colegas) leu o conto Vicente à turma D do sétimo ano de escolaridade. Para o efeito, a equipa da BE criou um PowerPoint com o referido texto. Na sequência da leitura, foi relacionada a mensagem do texto com a passagem da Bíblia referente ao «episódio» da Arca de Noé e também com o poema Ser livre é querer ir ter com um rumo, de Armindo Rodrigues. Por fim, os alunos foram convidados a deixarem a sua opinião sobre o conto no blogue da BE e uma mensagem sobre o tema A Água, presente no fórum de discussão do mesmo espaço informático.


Clube de Leitura


Reino das Leituras


          Apresentação

          O Clube de Leitura «Reino das Leituras» é um projecto da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, destinado a promover a discussão a troca de ideias a partir de livros em língua portuguesa, de autores de várias nacionalidades.
          Para pertencer ao Clube de Leitura é necessário gostar de ler... ou estar disposto a «aprender» a gostar de ler e descobrir que aventuras, emoções, sensações e mistérios habitam por detrás da capa de um livro.


          Objectivo

          Criar um espaço de exercício de leitura, procurando estabelecer uma relação de proximidade com os livros, onde adolescentes e  jovens possam aprofundar a sua capacidade de interpretação individual, trocar ideias e desenvolver o seu sentido crítico.


          Público alvo: alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e comunidade educativa.


          Metodologia

          Num dia a escolher (uma vez por mês), ocorrerão sessões de partilha de leituras, onde os participantes expressarão as suas opiniões sobre as leituras efectuadas, promovendo-se assim o confronto e debate de opiniões.


          Local: Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

O PRINCIPEZINHO em mirandês

      
          A personagem imortal criada por  Antoine de Saint-Exupéryo Principezinho, já fala mirandês, depois de a editorial ASA ter traduzida a obra homónima para aquela língua, minoritária em Portugal.

          A obra encontra-se à venda desde o passado dia 4 deste mês com o título L Princepico.

          Publicada pela primeira vez em 1943, é o segundo livro mais traduzido em todo o mundo (mais de 200 línguas), logo a seguir à Bíblia.

Actividade de leitura

          Com o objectivo de incutir nos alunos o hábito da leitura, a equipa da Biblioteca preparou actividades  para os alunos do terceiro ciclo com base nos livros de contos intitulados Bichos de Miguel Torga e Contos  de Vergílio Ferreira. Essa actividade decorreu nas horas de Estudo Acompanhado, mediante o calendário presente nesta tabela: