quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dia do Autor Português

     O Dia do Autor Português foi assinalado, este ano, no dia 22 de maio, nas escolas do agrupamento, de diversas formas.
     Na escola do 2.º ciclo, foram desenvolvidas iniciativas que culminaram na produção de um texto pelos alunos, uma História Coletiva, enquadrada na atividade "Este mês vou ser escritor".

     Na escola secundária, foi apresentada ao público uma exposição de biografias trabalhadas pelos alunos das turmas A e C do 7.º ano de escolaridade.

História Coletiva

Era uma vez uma minhoca que gostava de entregar o correio, mas um dia apareceu uma mosca e disse que era o novo carteiro. Para isso acontecer tiveram de fazer uma corrida. Quem entregasse a carta à Rainha Abelha seria o carteiro da cidade grande.
                A rainha da cidade grande era muito exigente e queria tudo sempre muito organizado. Ela era a maior e mais corajosa da cidade.
A minhoca era a mais rápida e a mosca era muito desorganizada. Nesse dia, a minhoca ganhou e a mosca ficou muito zangada com isso. Então andava sempre a roubar o correio à minhoca. Por isso, a mosca foi presa pelo louva-a-deus.
Ela gritava: “Socorro!”, mas ninguém a ouvia. Aquele louva-a-deus era muito comilão, gordo e feio. A mosca estava quase a ser comida quando a minhoca chegou para entregar o correio. A mosca soltou-se, roubou o correio e fugiu e a minhoca, desesperada, foi atrás dela a correr. Aquele louva-a-deus podia ser comilão, mas era amigo da minhoca, pegou nela e levou--a para longe.
Levou-a para Almeida e foram procurar um abrigo. Andaram durante algum tempo. Quando anoiteceu, encontraram um abrigo, mas não era bom. Quando amanhecesse, procurariam outro. Estavam a caminhar quando ouviram um barulho. Era um novo amigo, mas ele fugiu e eles foram atrás dele até que o apanharam, porém ele conseguiu fugir de novo. Correram tanto atrás dele que tiveram que parar um pouco. Quando deram conta, tinham perdido o seu amigo de vista.
Ficaram tão preocupados ao perder o seu amigo que começaram a gritar:
‑ Livro, livro!‑ exclamaram eles.
Mas ele não respondeu.
Depois sentaram-se numa árvore e, quando olharam para cima, viram montes de livros, e, no meio deles, encontraram o seu amigo. Decidiram chamar-lhe Biblioteca.
A biblioteca era muito bonita, tinha estantes e prateleiras. Quando eles entraram na biblioteca, ficaram maravilhados com tudo o que viram, principalmente com os livros. Os livros falavam de muitas coisas: animais, plantas e muitas histórias mais.
Mas havia um livro que estava muito triste e eles foram lá perguntar-lhe porque estava assim. O livro respondeu:
‑ Estou triste porque nunca ninguém me leu, nem ninguém me viu. É por isso que estou tão triste.
Então eles abriram-no e começaram a lê-lo e a vê-lo e, fazendo isso, puseram o livro muito feliz. Graças a eles, toda a gente começou a lê-lo e pediram-lhe imensas desculpas, pois a sua história era muito bonita.
O livro perguntou:
‑ Gostaram de mim?
‑ Gostámos muito.
‑ Obrigado! Sois mesmo grandes amigos!
A partir desse dia esse livro foi o mais requisitado.

 Ana Carolina Quadrado, 5.º A
Alice Urbano, 5.º A
Marta Belo, 5.º A
Isa Azevedo, 5.º C
Ana Maria Fonseca, 5.º C
Inês Correia, 5.º A
Andreia Remoaldo, 5.º C
João Maio, 6.º C
José Guilherme, 6.º C
Jéssica Silva, 5.º B