quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Lançamento de biblioteca científica gratuita e multilíngue




AUnesco anunciou, no passado dia dez de novembro, o lançamento de uma biblioteca científica, de forma gratuita e multilingue, a estudantes de todo o mundo, além da comunidade científica, por ocasião da jornada mundial da ciência ao serviço da paz.
Este instrumento, batizado como Biblioteca Mundial de Ciência (WLoS), conta com a parceria e o patrocínio da revista científica "Nature" e do laboratório farmacêutico "Roche".
Os seus objetivos passam por "dar acesso a estudantes do mundo inteiro, sobretudo nas regiões mais pobres, às informações mais recentes sobre a ciência", bem como possibilitar-lhes "a possibilidade de compartilhar as suas experiências e lições através de debates com outros estudantes num contexto de ensino compartilhado".
A biblioteca conta já com mais de 300 artigos de referência, 25 livros e mais de 70 vídeos, cedidos pela "Nature".
Com este instrumento, a Unesco pretende favorecer a igualdade de oportunidades, melhorar a qualidade do ensino, reforçar a ciência e a educação, promover o uso de conteúdos educativos de livre acesso e fomentar a criação de comunidades de estudantes e docentes.