quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O Mercador de Coisa Nenhuma

    As turmas do 3.º ano deslocaram-se à biblioteca escolar para assistirem à leitura da história "O mercador de coisa nenhuma", da autoria de António Torrado.

    A atividade foi complementada com um conjunto de atividades criadas pela equipa da biblioteca, disponibilizadas no blogue.

A Ovelhinha Preta

    As turmas A e B do 1.º da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo deslocaram-se, nos dia 6 e 13 de novembro respetivamente, à biblioteca escolar localizada na EB2, para assistirem a uma sessão de leitura, tendo por base o livro A Ovelhinha Preta, de Elizabeth Shaw.

    A leitura foi efetuada pela Professora Bibliotecária, tendo-se os alunos revelado muito perspicazes nas intervenções solicitadas pela mesma. Por fim, resolveram uma ficha destinada a ordenar sequências narrativas e fichas de expressão plástica.

    Foi ainda lançado o repto aos pais para em casa decorarem um ovelhinha preta com materiais recicláveis. Eis aqui os resultados do empenho e dedicação dos mesmos.

O Patinho Feio


    As duas turmas do pré-escolar participaram na concretização do projeto Escola a Ler, nomeadamente numa atividade de leitura orientada realizada na biblioteca escolar, tendo por base o livro O Patinho Feio.

    A leitura foi efetuada através de um tapete criado pela equipa da biblioteca. No final, os alunos resolveram atividades lúdicas nos tablets

    Por sua vez, os pais colaboraram na iniciativa, decorando, em casa, imagens de cisnes enviados pela biblioteca escolar e pela educadora.


    O Patinho Feio é, originalmente, um conto de Hans Christian Andersen que narra a história comovente de um animal rejeitado pela mãe pata e pelos demais animais da quinta, por ter um aspeto físico diferente. Na realidade, o Patinho Feio não era um pato, mas um cisne.


    O que terá acontecido ao patinho?