terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NATAL / CONSUMISMO

     O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente a 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis). Foi adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d. C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
     Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente  festejado por muitos não-cristãos, sendo que alguns dos seus costumes populares e temas alusivos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos da época incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalícias, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, incluindo presépios. Além disso, o Pai Natal é uma figura mitológica popular em muitos países, associada aos presentes para crianças.

     A troca de presentes e muitos outros aspetos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade económica entre cristãos e não cristãos. Este é um período-chave de vendas para o comércio e para as empresas. O impacto económico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.




Quem sou eu?


Desafio de novembro - Solução


Quem é Pedro Russo?

Pedro Russo
     Pedro Russo nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, em 1977. Desde muito cedo, a natureza que o rodeava na região fronteiriça de terras de Ribacôa fascinava-o. Uma noite, viu uma estrela cadente a percorrer o céu estrelado das Cinco Vilas, a aldeia dos seus avós. Este momento despertou nele a curiosidade que o haveria de levar à Astronomia.
     Em 1995, mudou-se para o Porto onde iniciou os seus estudos em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Desde aí, esteve envolvido em diversas associações de promoção da Ciência, como a Associação Juvenil de Ciência (onde fez parte da direção nacional) e do Grupo de Informação em Astronomia (do qual é sócio fundador). A sua carreira profissional de comunicação de ciência começou na Fundação Navegar/Centro Multimeios de Espinho, onde trabalhou na produção e desenvolvimento de conteúdos científicos e didáticos de Astronomia para sessões de planetário, exposições, material educativo, etc.
     Fez o Mestrado em Geofísica na FCUP, na área das ciências planetárias. Posteriormente mudou-se para o Instituto Max Planck para estudar Investigação do Sistema Solar, na Alemanha, onde trabalhou (e trabalha ainda) com dados científicos da missão da Agência Espacial Europeia, Vénus Express.
     Foi coordenador global para o Ano Internacional da Astronomia 2009.
     A nível internacional colabora ativamente com diferentes organizações. 
É o editor da revista científica Communicating Astronomy with the Public Journal: www.capjournal.org. É autor de diversos artigos científicos na área das ciências planetárias e comunicação e educação de Astronomia, publicados nas mais conceituadas revistas científicas, como a Nature. No seu tempo livre gosta de viajar, de ler, ir ao cinema e ouvir música

Outono