quinta-feira, 6 de julho de 2023

As partidas de Sebastião

    Na turma do 1.º ano, para dar continuidade ao Projeto Escola a Ler, a professora bibliotecária leu e explorou com os alunos, através do diálogo, o livro As partidas do Sebastião, de Laurence Bourguignon. 

    Após a leitura, os alunos concluíram que a obra aborda a relação entre irmãos, bem como a importância de respeitar o outro e os seus interesses. A Clarinha e o Sebastião são dois irmãos crocodilos que vivem numa ilha deserta. O Sebastião passa o tempo a pegar partidas e a irritar a irmã, até ao dia em que descobre que esta tem um segredo. Ele fica muito curioso e tudo faz para saber que segredo é esse, inclusive prometer que, se a irmã o revelar, nunca mais voltará a ser mau e a importuná-la. No entanto, Clarinha resiste...

    A atividade culminou com atividades de expressão plástica.

Tenho em casa um cãozinho

     O conjunto de livros denominado Tenho em casa um cãozinho foi lido e explorado pela turma do 1.º ano.

    Durante a sua exploração, a docente titular de turma procurou sensibilizar os alunos para a importância dos animais de companhia e evitar comportamentos de abandono e maus-tratos infligidos àqueles que são considerados os melhores amigos.

    Este livro, deliciosamente ilustrado por Catarina Cardoso, é um oceano de afetos dedicado a um animal que, depois de ter sido abandonado pelos donos, acaba por ser adotado pelo narrador, ganhando uma enorme importância na sua vida e da sua família.

Pais leitores

 

    Uma mãe da turma do 1.º ano, deslocou-se, neste terceiro período, à sala da sua educanda para efetuar uma sessão de leitura, tendo por base o livro O gato e o rato, de Luísa Ducla Soares.

    Este livrinho narra as diabruras de um rato e de um gato, dois velhos inimigos. Mas será que tem de ser sempre assim? A natureza e o instinto animais vencerão sempre, ou desta vez a amizade falará mais alto?