quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Biografia de Pedro Seromenho

     Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), Zimbabwé. Com apenas 2 anos de idade, fixou-se em Tavira até aos 7 anos e mais tarde em Braga, onde atualmente reside, após concluir o curso de Economia na Universidade do Algarve.
     Durante sete anos trabalhou na Associação Industrial do Minho como consultor, porém, aos 30 anos, porque não se sentia realizado com o que fazia, decidiu dedicar-se em exclusivo à escrita, após a publicação do seu primeiro livro, A Nascente de Tinta, e os convites iniciais para se deslocar a algumas escolas do distrito de Braga.
     Apesar do sucesso enquanto escritor e divulgador da literatura infanto-juvenil, nunca se associou a nenhuma grande editora, ao invés, por criar, recentemente, o seu próprio projeto - Paleta de Letras -, que se dedica a apoiar jovens ilustradores e à aquisição dos direitos  e posterior adaptação de obras estrangeiras. A base de arranque da editora foi, porém, uma reedição das suas próprias obras.
     As sessões que desenvolve nas escolas junto dos alunos são muito diversificadas: o autor dialoga com o público, envolve-o, desenha ao vivo as ideias que pede, criando uma dinâmica muito própria.
     Nos seus tempos livres, o escritor que faz aquilo de que gosta e que tem como obra de vida O Principezinho, pratica desporto, vai ao cinema, ao teatro e, por influência da esposa, professora de música, a espetáculos musicais. Pelo meio ainda encontra tempo para outra das suas paixões: as viagens.

A visita de Pedro Seromenho

     No passado dia 12 de dezembro, deslocou-se à escola secundária o escritor Pedro Seromenho.
     Numa iniciativa da equipa das BE do agrupamento, os alunos do ensino pré-escolar, primeiro e segundo ciclos do ensino básico tiveram oportunidade de contactar com a mestria e múltiplos talentos do escritor.
     Durante todo o dia, segmentado em várias sessões, Pedro Seromenho apresentou a sua obra, prendendo o auditório com os seus dotes de exímio comunicador, contador de histórias e ilustrador.
     No final de cada sessão, os alunos foram convidados a colocar-lhe as questões que entendessem e, de seguida, o autor autografou alguns exemplares das suas obras, adquiridos na feira do livro realizada em simultâneo.
     A equipa da BE agradece a colaboração de todos os docentes que acompanharam os alunos à atividade, bem como à Livraria Jardim, sediada na cidade cidade da Guarda, que encetou os primeiros contactos com o escritor e prestou todo o apoio logístico para a organização da feira, e à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que efetuou o transporte dos alunos.