sábado, 20 de outubro de 2012

Novos manuais e livros para alunos invisuais e disléxicos

Protocolo assinado

Novos manuais e livros para alunos invisuais e disléxicos

18.10.2012 - 11:25 Por Carla Romeiro
  • Votar 
  •  | 
  •  3 votos 
Sistema informático permite aos alunos ler melhor os textos porque podem aumentá-losSistema informático permite aos alunos ler melhor os textos porque podem aumentá-los (Foto: DR)
 Como lê uma criança cega ou com baixa visão? Através de audiolivros. Estes chegam também, e pela primeira vez, aos alunos com dislexia. O projecto, uma parceria do Ministério da Educação, da Fundação Vodafone Portugal e da Porto Editora, é apresentado esta quinta-feira em Lisboa.
O projecto DAISY 2012 – a sigla inglesa Digital Accessible Information System, um sistema digital de acesso à informação – é apresentado na secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa. O objectivo é oferecer a alunos e a professores um software de última geração, o EasyReader, para leitura de audiolivros digitais.
300 licenças gratuitas

A partir do dia de hoje vai estar aberto um concurso na página online da DGE, para que alunos e professores das várias escolas do país possam concorrer e adquirir este software. Para o efeito, serão disponibilizadas 300 licenças de forma gratuita. Filomena Pereira prevê “receber imensos pedidos do ensino secundário e 3.º ciclo” e espera conseguir “satisfazer todos os alunos cegos ou de baixa visão”.