segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

A Fada Oriana

    Os alunos das turmas do 5.º ano, na disciplina de Português, exploraram o livro A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, disponibilizado pela biblioteca escolar.

    A leitura e exploração da obra foi feita na sala de aula, tendo sido abordados os elementos paratextuais, as várias categorias da narrativa e os recursos expressivos. O professor, através do diálogo e de questionários escritos, levou os alunos a fazer inferências devidamente justificadas.

Comemoração do Centenário do Nascimento de José Saramago

 

No dia 16 de novembro, assinalou-se o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com diversas atividades: uma exposição - “Escritor do mês”, na biblioteca da Escola Secundária; visionamento e análise de uma curta-metragem, baseada na obra A Maior Flor do Mundo, no 7.º B, atividades orientadas pela professora Ascensão Pires; visionamento e exploração de um documentário sobre a vida e a obra do escritor e leitura de excertos da obra As Pequenas Memórias, no 9.º B, atividades orientadas pela professora Anabela Santos.