A Cidade e os Cães é o romance, publicado em 1963, que revelou ao mundo o talento literário de Mario Vargas Llosa, sendo hoje considerado um clássico da literatura latino-americana.
A ação decorre numa academia militar, em Lima, no Peru, cujos cadetes estão sujeitos a um violento código de conduta e cujo ensino tem como única finalidade anular a humanidade dos alunos e transformá-los em militares fiéis ao regime peruano. O protagonista é o próprio autor, enviado para lá, ainda muito jovem, pelo pai autoritário.
Vindos de todos os pontos do Peru, a maioria de origem humilde, perseguidos por problemas familiares e inseguranças várias, os cadetes são obrigados a sobreviver num ambiente brutal e hostil, do qual a Justiça fugiu. Longe da vista e do conhecimento dos oficiais, os jovens entregam-se à bebida, ao jogo e aos conflitos entre si. Os mais velhos humilham os mais novos - a quem tratam cães - e criam um círculo de domínio, humilhação e crueldade.
Esmagados por este contexto, alguns rapazes formam o Círculo, um grupo destinado a defender-se dos atos dos mais velhos, mas até nele irrompe a violência, acabando os seus membros por se tornar tão cruéis como os que pretendem combater.