sábado, 12 de abril de 2025

Leituras na biblioteca

Leitura

    Todas as turmas do 1.º ciclo participaram na concretização do projeto Escola a Ler, nomeadamente em atividades de leitura orientada realizadas na biblioteca escolar.

    Nas turmas do 1.º ano, foi lida e explorada a história “Corre, corre, cabacinha”; nas do 2.º, “O pinto borrachudo”; nas do 3.º, “O cortador de Pedra”; nas do 4.º ano, A água e a águia; e, por último, nas da Reigada, Vermiosa e Escalhão, O Sapo Apaixonado.

    Nas turmas do pré-escolar, o contemplado foi o livro O Grufalão.

Sorriso para a câmara

Trabalho no digital
    A exploração dos textos lidos foi efetuada através do recurso aos tablets disponíveis na escola, pois foram criados materiais digitais específicos para cada uma das obras abordadas.
    
    Todos os alunos participaram de forma empenhada nas diferentes atividades.


Leitura em Escalhão

Capa

    Desta vez, a leitura foi até Escalhão.

    Na sala, foi lido e explorado o livro requisitado na biblioteca escolar Numa noite muito escura, de M. Christina Butler e Jane Chapman, que aborda a temática do medo, nomeadamente o do escuro.

    Num bosque tranquilo, começa a cair a noite e, com ela, a escuridão traz um ambiente misterioso. O ouriço, protagonista da história, está com medo do escuro. Enquanto caminha pelo bosque, ouve sons estranhos e vê sombras assustadoras. A cada novo barulho, o ouriço imagina algo assustador a aproximar-se.

    No entanto, à medida que a história avança, o ouriço percebe que não está sozinho: os sons e sombras são, na verdade, os seus amigos animais — também assustados com a noite escura. Eles acabam por se reunir e, juntos, enfrentam os seus medos. No fim, percebem que a escuridão não é assim tão assustadora quando se está acompanhado de quem se gosta.

Trabalho

Clube de Leitura: chá com livros

  Chá com livros

Lendas do distrito
  No dia um de abril, reuniu o Clube de Leitura com os alunos que se inscreverem nesta atividade, que tem como objetivo promover hábitos de leitura. Desta vez, foi-lhes proposta a leitura de lendas locais presentes neste livro.

    Os alunos mostraram-se entusiasmados ao partilharem a leitura das lendas, manifestando a sua opinião sobre aquela que os tinha cativado mais. Para terminar a reunião, foram brindados com um pequeno miminho: chá, uns bolos e umas amêndoas.

Clube de Leitura