domingo, 2 de novembro de 2025

O mercador de coisa nenhuma

Conjunto de atividades de consolidação da leitura da obra
     Neste post, encontras atividade de consolidação da leitura da obra O mercador de coisa nenhuma que podes realizar e que te irão ajudar a compreendê-la.

     Resolve uma [quiz], uma [crucigrama], uma [sopa de letras], [ordenação de ações], [jogo de memória].

     Bom trabalho!

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Mãe leitora: O Nabo Gigante

Escola a Ler

Pais Leitores

Dia da Alimentação

Tolstoi
    Para assinalar o Dia da Alimentação na turma do 1.º ciclo de Escalhão, foi lido e explorado o livro O Nabo Gigante, fornecido pela biblioteca escolar.

    A atividade foi dinamizada por uma mãe que fez a leitura e exploração deste conto russo, recolhido por Alexis Tolstoi, no século XIX.

    É um conto muito divertido que nos mostra que a união faz a força. Há muito tempo, um casal de velhos vivia numa casa velha e torta, com seis canários, cinco gansos, quatro galinhas, dois porcos e uma grande vaca castanha.
    Numa bela manhã, a velhinha decidiu semear diversos produtos, por isso, juntamente com o marido, foi para o jardim e ambos fizeram a sementeira: batatas, feijões, cenouras, ervilhas e... nabos. Nessa noite, a chuva caiu no jardim e ajudou as sementas a crescer e a delas brotarem novas plantas.
    A primavera chegou, passou, o sol amadureceu o fruto da sementeira e o casal fez a colheita. No final do trabalho, na leira restava apenas um simples nabo muito grande.
    Numa bela manhã de setembro, o velhinho decidiu que estava na altura de colher o nabo e...

    A atividade foi encerrada com a degustação de uma saborosa salada de fruta.

Mãe leitora

AlunosTrabalho de alunos

sábado, 25 de outubro de 2025

A maior flor do mundo

Projeto Escola a ler

Leitura Orientada   



  Depois de teres lido A Maior Flor do Mundo, uma obra escrita por José Saramago, o único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, responde ao questionário que te propomos. Agora vamos lá treinar os conhecimentos sobre alguns conteúdos gramaticais, clicando aqui e aqui.

sábado, 11 de outubro de 2025

A girafa que comia estrelas

 Projeto Escola a Ler

Leitura Orientada

A girafa que comia estrelas

Agora que ouviste a história, resolve uma quizum crucigrama e um texto lacunar.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Projeto Ler para Crescer

 Sábios como camelos

    Agora que leste esta magnífica história, diverte-te a resolver um crucigrama e um quiz

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Clube de Leitura

    Os alunos do 3.º ano, Sérgio Alves e Sérgio Paixão, e do 4.º A, Adriana Rodrigues, Afonso Correia, Bianca Almeida, Mara Carneiro, Maria Seixas, Margarida Saraiva, Matilde Vianez, Tatiana Moreda, Sofia Jorge e Vasco Pinto, participaram na última reunião do presente ano letivo do Clube de Leitura, que teve lugar no dia 29 de maio.

    A atividade culminou com a degustação de saborosas guloseimas.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Concurso Uma Aventura Literária

     👩‍🏫 Alunos da turma A do 4.º ano - Bianca Almeida, Inês Reigado, Margarida Martins, Maria Eduarda Seixas, Mara Carneiro, Sofia Jorge, Tatiana Moreda, Vasco Pinto e Afonso Aragão - e Erik Neiva, do 4.º B, participaram no 🖌️ Concurso Uma Aventura Literária 2025, na modalidade de desenho, promovido pela Leya. 📚
    Todos receberam um diploma de participação  🎓e uma pequena oferta 🎁 para continuarem a desenvolver a sua veia artística. 🎨✨
    O concurso é uma iniciativa da Editorial Caminho, do grupo Leya, inspirada na popular coleção de livros Uma Aventura, que visa incentivar a leitura e a escrita entre alunos do pré-escolar ao ensino secundário, envolvendo todo o país e também escolas portuguesas no estrangeiro.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Exposição

    No final do ano letivo, o espaço da biblioteca localizada na Escola Secundária transformou-se numa verdadeira galeria de arte, acolhendo uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos nas várias disciplinas de Artes.

    O projeto, idealizado pelos respetivos professores, teve como objetivo despertar e valorizar a criatividade dos estudantes e abrir um espaço de apreciação cultural dentro do ambiente escolar.

    A exposição explora diversas linguagens artísticas, como, por exemplo, desenho e pintura, e revela que o nosso agrupamento dispõe de alunos talentosos e empenhados, como o mostram as obras expostas, que trouxeram um outro colorido à biblioteca.

    Um dos grandes destaques foram as séries de desenhos e pinturas, que retratam temas diversos, desde paisagens rurais até representações abstratas de emoções humanas.

    Durante o tempo da exposição, a biblioteca recebeu a visita de professoras de outras disciplinas e alunos de diferentes turmas e níveis de escolaridade. A troca entre obras expostas e visitantes contribuiu para aproximar ainda mais a comunidade escolar do universo artístico.

    Para os professores, a realização do evento superou as expectativas. Além de ampliar o uso do espaço, que normalmente é reservado sobretudo para a leitura e a pesquisa, a exposição mostrou que a arte pode ocupar qualquer ambiente, tornando-o mais acolhedor e inspirador do que é habitual. A atividade serviu ainda para revelar talentos que, muitas vezes, ficam escondidos nas salas de aulas.

Pai Leitor do 2.º A

    Para finalizar o presente ano letivo, um pai de uma aluna do 2.º A veio deliciar a turma com a leitura de mais um livro, intitulado Wish: o Poder dos Desejos, da Disney.

    Como é que a estrela dos desejos, a quem tantas personagens da Disney enviaram desejos, se torna realidade?

    Imagina um lugar onde os sonhos se tornam realidade. No reino mágico de Rosas, isso é possível .Lá vive Asha, uma jovem preocupada com a sua comunidade.

    Um dia, num momento de desespero, pede um desejo às estrelas. O seu pedido é atendido por Estrela, que desce do céu para a ajudar a salvar o Reino dos Desejos.

    Acompanha Asha e Estrela nesta fantástica aventura e descobre o que acontece quando a vontade de um ser humano corajoso se liga à magia das estrelas.


Ler em Família

    No âmbito do projeto Ler em Família, nas turmas do 1.º e 2.º anos, durante o ano letivo, circularam livros que a professora bibliotecária selecionou do fundo documental disponibilizado pela biblioteca e que levou para as salas de aula.

    A troca das obras foi feita, nesse espaço, pela professora bibliotecária, e a leitura das mesmas foi efetuada em família. Neste período, as famílias também colaboraram na realização de algumas atividades que complementaram a atividade de leitura. 

quarta-feira, 11 de junho de 2025

🎬 Amor de Recriação: 200 Anos de Camilo Castelo Branco pelo 12.º AB

    No passado dia 16 de março, assinalou-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, figura maior da literatura portuguesa e autor de uma obra profundamente marcada pelo romantismo e pelo dramatismo da condição humana.

    No âmbito das comemorações deste marcante aniversário, a turma do 12.º AB desenvolveu um projeto criativo e literário de grande relevo: a produção de um filme reinterpretativo da sua obra mais emblemática, Amor de Perdição. Esta iniciativa foi realizada sob a orientação da professora de Português, Ascensão Pires, que coordenou com dedicação e entusiasmo o trabalho da turma.

    O filme, concebido e protagonizado pelos próprios alunos, representa uma abordagem contemporânea e pessoal à novela camiliana, evidenciando não só o conhecimento profundo da narrativa original, mas também a capacidade criativa e interpretativa dos estudantes envolvidos.

    A produção encontra-se disponível para visualização através do vídeo partilhado.

    Deixamos uma sentida vénia à realizadora, aos guionistas e a todo o elenco, cujo empenho e talento deram nova vida a uma obra-prima da literatura nacional.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Anaísa Palmeirão vence o Concurso sobre Camões!

Vencedora

    Anaísa Palmeirão é a vencedora do Concurso Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, com a ilustração de um dos mais célebres sonetos do poeta português - "Amor é um fogo que arde sem se ver".

Ilustração de soneto

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Ângelo Patrício: 2.º classificado no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

Ângelo Patrício recebe o prémio referente ao 2.º lugar
Tira de banda desenhada ilustrando Os Lusíadas

Caroline Gualberto: 3.ª classificada no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

3.ª classificada
Caroline Gualberto recebe o prémio referente ao 3.º lugar
Os Lusíadas

A chegada de Vasco da Gama à Índia...

Gonçalo Gil: 4.º classificado no Concurso 500 anos do Nascimento de Camões

4.º classificado

Gonçalo Gil recebe o seu merecido prémio.

Premiado

Trabalho premiado: ilustração do episódio do Adamastor

Diogo Fonseca: 5.º classificado no Concurso 500 Anos do Nascimento de Camões

5.º classificado

Diogo Fonseca recebe o prémio referente ao quinto lugar.
 


Trabalho premiado

Camões vivo nas mãos dos nossos alunos

    Entre 2024 e 2026, Portugal assinala o quincentenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524 ou 1525 – 1580), um dos maiores nomes da literatura portuguesa e autor da célebre epopeia Os Lusíadas.

    No âmbito destas comemorações, os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário participaram no Concurso Comemorativo dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões. Esta iniciativa foi promovida em articulação com a biblioteca escolar, os professores do Departamento de Línguas, os docentes de Educação Visual Isabel Cruz e Fernando Taveira, a Associação Ribacvdana – representada pelo seu presidente, Dr. Carlos Vicente – e o Município.

    Os trabalhos desenvolvidos, em número superior a 80, encontram-se atualmente em exposição no átrio do Pavilhão Municipal de Desportos. A todos os participantes deixamos o nosso sincero agradecimento pelo empenho e pela qualidade das obras apresentadas.

    Abaixo, partilhamos uma breve reportagem fotográfica da exposição. 

O dia em que a mata ardeu

Projeto Escola a Ler

    Era uma vez a família Bisnau, que resolveu fazer um piquenique numa mata. 🌳🐦 Porém, infelizmente, não foram cuidadosos com a natureza. De facto, durante o piquenique a família comportou-se de forma negligente: deixou o lixo espalhado pelo chão e o pai Bisnau adormeceu com um cigarro aceso, dando origem a um incêncio na mata. 😮🔥

    Por sorte, um passarinho que estava nas proximidades viu o fumo e chamou rapidamente os bombeiros, que conseguiram extinguir o fogo, salvando parte da mata.

    Agora que já lemos esta história, que nos faz refletir sobre a importância de respeitarmos a natureza 💚🌿 , vamos fazer algumas atividades:

                    . Jogo da forca.

                    . Quiz.

                    . Texto com lacunas.

                    . Aprender a reciclar.

                    . Sopa de letras.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Projeto Escola a Ler

 Pré-escolar

A Cigarra e a Formiga
     Agora que lemos e explorámos a história d' A Cigarra e da Formiga, escrita por Esopo e recontada por La Fontaine, diverte-te a resolver estas atividades:
                       



domingo, 1 de junho de 2025

Concurso de palavras cruzadas

grupo

    No passado dia 27 de maio, teve lugar, no Auditório Municipal de Cinfães, a 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚𝐬 𝐂𝐫𝐮𝐳𝐚𝐝𝐚𝐬, com o renomeado cruciverbalista 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐱𝐢𝐧𝐡𝐨. A iniciativa foi organizada pelos professores bibliotecários das sub-regiões do Douro, Tâmega e Sousa, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, e reuniu 𝟕𝟎 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝟑𝟕 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬, 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐥 𝐝𝐨 𝐩𝐚í𝐬.

    A abertura esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues, que deu o mote para o início das provas, as quais foram acompanhadas e fiscalizadas pelos professores bibliotecários do concelho. Os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Souselo e Cinfães também marcaram presença.

    A tarde contou ainda com um momento cultural a cargo do Curso Instrumentista de Sopro e Percussão da Escola Secundária de Cinfães, sob a direção do professor Daniel Pinto. Participaram nessa final os alunos Íris Lourenço e José Nunes, que representaram, o terceiro cico e o ensino secundário, respetivamente, tendo o segundo ficado no 3.º lugar do escalão que representava.

prova

pensar

sábado, 31 de maio de 2025

Mãe leitora do 1.º A

1.º A

    A sala de aula da turma A do 1.º ano recebeu a visita da mãe de uma aluna, que partilhou com a classe a leitura do livro Cor de Pele, da autoria de Desirée Bela-Lobedde - uma história poderosa que nos convida a refletir sobre as nossas semelhanças e diferenças e procura que as crianças aprendam a ser tolerantes e a respeitar a diferença.

    O primeiro dia de escola chegou, e dentro do estojo... reina a animação! Todos os lápis estão radiantes: finalmente vão sair da caixa para dar cor aos desenhos das crianças! ✏️💛💙❤️ A Cor Amarela pintará o sol de verão, o Azul, o mar e as ondas, enquanto o Vermelho mal pode esperar para pintar um carro muito veloz... E a Cor da Pele? 🤔

Todos iguais

    Nesta cativante história, os mais pequenos aprenderão que não há apenas uma cor de pele - há mil e um tons de pele e existem tantas cores quanto as realidades. A história convida os alunos a abraçar a diversidade, a respeitar as diferenças e a celebrar a igualdade com olhos curiosos e corações abertos. 🎨👧🏽🧒🏻👦🏾

    Desirée Bela-Lobedde é uma escritora e comunicadora espanhola, com raízes africanas e origem guineense-equatoriana. Reconhecida pela sua atuação como ativista antirracista e afrofeminista, desenvolve um trabalho multifacetado que inclui palestras, workshops e apresentações presenciais. Uma das suas obras mais conhecidas é Ser mujer negra en España.

Dia do Autor Português: António Moreira na BE

    Para assinalar o Dia do Autor Português, a biblioteca escolar, em estreita colaboração com o Departamento de Línguas, promoveu encontros especiais com as palavras e os afetos que elas despertam. O convidado foi o professor António Moreira, docente do Agrupamento e autor nas horas em que o silêncio e os pedais permitem que a memória e a imaginação se entrelacem.

    Com várias obras publicadas, onde retrata com sensibilidade e autenticidade as suas vivências raianas, António Moreira, durante as sessões, partilhou o seu percurso literário, falou das raízes que o inspiram e leu um dos seus contos, que ganhou vida ao ser dramatizado pelos alunos.

    No final, os participantes dispuseram ainda de espaço para colocar questões e descobrir os segredos do processo criativo, num momento de verdadeira partilha entre quem escreve e quem sonha, talvez um dia, também escrever.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Mãe leitora do 2.ºA

     Uma mãe da turma A do 2.º ano presenteou os alunos com a leitura do livro A Girafa Pitosga, da autoria de A. H. Benjamin.

    A protagonista da história - uma girafa - simboliza aquelas pessoas que encontram inúmeras desculpas para não usarem óculos. Porém, apesar de toda a resistência inicial, acaba por reconhecer a importância dos óculos para conseguir realizar as suas atividades do dia a dia com normalidade.

    A. H. Benjamin é o autor de diversos livros infantis aclamados no Reino Unido, onde reside na companhia da sua esposa. Pai de quatro filhos e avô de quato netos, ele sabe perfeitamente o que é necessário para contar uma boa história.

    Se tiveres curiosidade em conhecer a história em pormenor, além de poderes comprar o livro, podes visualizá-la no YouTube: A Girafa Pitosga.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Projeto Ler Para Crescer

 As partidas do Sebastião


              Agora que explorámos o livro, vamos resolver atividades bem divertidas!

        1.º ano

* Jogo de memória: https://www.educaplay.com/game/9319227-partidas_de_sebastiao.html

*Ordenação das sequências narrativas: https://learningapps.org/view25364625

* Jogo da forca: https://learningapps.org/watch?v=pr46jwsva22

*Escrita de palavras e frases: https://www.educaplay.com/learning-resources/11918593-as_partidas_de_sebastiao.html

2.º, 3.º e 4.º anos

*Ordenação de Sequência narrativas: https://learningapps.org/view25349500

*Quiz: https://forms.gle/BHqMs88cj6LmATHB8

*Sopa de letras:  https://www.educaplay.com/game/9308191-as_partidas_de_sebastiao.html

Crucigrama:  https://www.educaplay.com/game/9319321-as_partidas_do_sebastiao.html

*Estudo do Meio: animais

quarta-feira, 21 de maio de 2025

O Tesouro

 🌹 25 de Abril – Dia da Liberdade 🌟

Alunos

    Para assinalar esta data tão significativa na História portuguesa contemporânea, a biblioteca  da EB2 📚 dinamizou uma atividade destinada a ocupar de forma educativa os tempos livres dos alunos.

    Assim, foi lido e explorado o livro O Tesouro, de Manuel António Pina, que os conduziu numa viagem ao passado, até à época em que Portugal vivia sob uma ditadura.

25 de abril

    Na obra, Portugal é retratado como o "país das Pessoas Tristes", onde, em tempos, existiu um tesouro precioso que foi roubado tanto a crianças como a adultos: a liberdade🕊️ Até que, um dia, o povo se uniu e encheu as ruas de cravos vermelhos  🌹🌹 , recuperando a alegria e dando vida a um novo país chamado... Portugal.

    «Porque esta história não é uma história inventada. É uma história verdadeira», recorda-nos o autor, deixando um apelo sentido para guardemos o tesouro do 25 de Abril bem fundo no nosso coração. Manuel António Pina foi um escritor e jornalista português, nascido no Sabugal em 1943 e falecido no Porto, em 2012, galardoado com o Prémio Camões um anos antes do seu passamento.

    A obra foi igualmente trabalhada na sala do 1.º A, onde os alunos realizaram diversos trabalhos de expressão plástica inspirados na história.

Fotografia

Mãe leitora do 2.º A

    A promoção de hábitos de leitura é fundamental para o futuro dos nossos jovens e das nossas crianças.

    Tendo este princípio em mente, mais uma vez, a sala da turma A do 2.º ano recebeu uma visita muito especial, à semelhança do que sucedeu ao longo de todo o ano letivo com outros(as) pais / mães, outros alunos e outras turmas. Uma progenitora voluntária juntou-se à classe da sua educanda para partilhar um momento de leitura pleno de significado. 💛

    Desta vez, o livro selecionado foi O Coelho que Sabia Ouvir, de Cori Doerrfeld, que narra uma história tocante que nos fala sobre questões como a empatia, o valor de um abraço e a força do silêncio nos momentos em que as palavras não bastam. 🐇🤗

    O coelho chegou. E tudo o que o animal fez foi ouvir, exatamente aquilo de que o Tito precisava: alguém que o escutasse, que partilhasse consigo um abraço, um simples abraço que possuísse mais força do que mil palavras. O Coelho que Sabia Ouvir é um livro doce e encantador que transmite uma mensagem relevante nos dias apressados que se vivem: a capacidade de ouvir os outros, especialmente os mais pequenos, tantas vezes ignorados por causa da sua tenra idade.

    Os alunos mergulharam na narrativa com entusiasmo, refletindo sobre os sentimentos das personagens com carinho e atenção. Iniciativas como esta reforçam a importância da colaboração entre escola e família, promovendo não só o gosto pela leitura, como também o desenvolvimento emocional das nossas crianças.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Projeto ler Para Crescer

O Elefante Cor-de-Rosa

2.º ano


     Neste post, encontras um conjunto de atividades sobre a obra O Elefante Cor-de-Rosa, da autoria da escritora Luísa Dacosta. Para as resolveres, só tens de clicar nos títulos:

segunda-feira, 12 de maio de 2025

A ovelhinha que veio para o jantar

 Projeto Escola a ler

Leitura Orientada

2.º ano


Agora que lemos e exploramos o livro, vamos divertir-nos a resolver as seguintes atividades:

Crucigrama

Jogo de memória

 quiz

Texto lacunar



O beijo da palavrinha: atividades

 O Beijo da Palavrinha


O beijo da palavrinha

        Depois de leres esta obra, diverte-te a resolver estas atividades:

            Quizhttps://forms.gle/nNTshkaFUmvCz2AL9