segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Projeto escola a ler

Mesa colorida

    Durante o primeiro período, todas as turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo deslocaram-se à biblioteca para assistir a uma sessão de leitura orientada.

    Nas turmas do pré-escolar, foi lido e explorado o livro Quiquiriqui: na do  1.º ano, A Ovelhinha Preta; nas do 2.º, A Girafa que Comia Estrelas; nas do 3.º, O Mercador de CoisaNenhuma, e,  por último, nas do 4.º, A Maior Flor do Mundo. Nas da Vermiosa e de Escalhão, foi lido O pinto Borrachudo

Digital

Mais digital

Livros

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

A Casa da Mosca Fosca em Escalhão

Projeto Escola a Ler 

escalhão
    Na sala da EB1 de Escalhão, foi lido explorado o livro A Casa da Mosca Fosca, da autoria de  Eva Mejuito, que é uma adaptação de um conto popular russo. Ao longo das suas páginas de veludo, os leitores são brindados com um divertido jogo de números, tamanhos e rimas.

    Em casa da mosca, há uma torta de amoras, sete assentos, sete pratos e sete animais prontinhos para comer. O compartimento está a abarrotar, pelo que não cabe mais ninguém, todavia, subitamente, alguém bate à porta. Quem será esta nova e misteriosa visita?

    A mosca fosca andou numa fona, de modo a ter tudo pronto para receber os habitantes do bosque. Fez um bolo de amora e pôs a mesa. Ao sentir o aroma do petisco, foram aparecendo sete curiosos animais.

    Nesta adaptação de um conto popular russo recuperado por Alexandre Afanásiev, encontramos diversas personagens que vão envolvendo o leitor num vibrante jogo fonético pela mão de Eva Mejuto e Sergio Mora.

    Cada um dos alunos levou para casa um exemplar obra, para ser lida em família.

Leitura de alunos

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Mãe leitora do 1.º A: O Camelo que Acordou

O Camelo que Acordou
    No dia 12 de novembro, a mãe de um aluno do 1.º ano visitou sala de aula para ler a fantástica história O Camelo que Acordou, da autoria de Rachel Bright e Jim Field.

    O sol desponta sobre as dunas quando um pequeno camelo desperta de muito mau humor: sente um calor insuportável! Além disso, está cansado e profundamente convencido de que, nesse dia, não vai querer dar um passo que seja. Haverá alguém que o conseguirá mudar de opinião?

    Bem, talvez o animal mais feliz e descontraído do deserto seja capaz de lhe explicar que basta um sorriso para dar a volta à situação. Com efeito, por vezes, escolher a alegria pode transformar um começo difícil num final muito feliz.

    Rachel Bright é uma autora e ilustradora inglesa, natural de Shropshire. Até ao presente, escreveu ou ilustrou vinte e quatro livros, incluindo a série The Lion Inside, ilustrada por Jim Field, um ilustrador britânico originário de Londres, a residir atualmente em Paris, juntamente com a sua família.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Projeto Escola a ler

 Quiquiriqui

Leitura Orientada

quiriquiri

    Agora que já conheces o Quiquiriqui, diverte-te com estas atividades:

                                              Jogo de memória

                                              Quantos são?

                                              Quantos vês? (5 anos)

                                              Motricidade fina

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

A Ovelhinha Preta

 Projeto Escola a Ler

Leitura Orientada

Capa do livro

            Atividades para os 1.º e 2.º anos:

Ordenação

Jogo de memória

Exercício de leitura

            Atividades para os 3.º e 4.º anos

Ordenação

Preenchimento de espaços

Sopa de letras


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Mãe leitora do 1.º A

Mãe leitora

   No dia 5 de novembro, uma mãe da turma A do 1.º ano deslocou-se à sala do seu educando, para ler o livro intitulado O Patinho Romeu, com ilustrações de Paola Migliari, que aborda a curiosidade dos petizes que os leva a explorar lugares desconhecidos. 

Livro
    Os mais pequenos manifestam sempre grande curiosidade e não conseguem resistir à tentação de explorar ugares novos, estranhos e desconhecidos.
    O Patinho Romeu conta a história encantadora de um pequeno pato curioso que decide explorar o mundo onde vive. A partir do momento em que encontram um espelho tudo pode acontecer, inclusive encontrar um novo amigo.
    A obra compreende diversas e belíssimas ilustrações delicadas, a acompanhar uma narrativa plena de ternura , amizade, autoconhecimento e autodescoberta, que vem acompanhada de um DVD mágico, para acompanhar mais intensamente as aventuras do pequeno herói.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Pai Leitor do 1.º A

 Os esquilos que não sabiam partilhar

Os esquilos...

    No dia 22 de outubro, o pai de um aluno do 1.º A brindou a turma do seu educando com a leitura e exploração de uma belíssima história da autora Rachel Bright, intitulada Os esquilos que não sabiam partilhar, que nos dá uma lição sobre a amizade e a partilha.

    Daniel e João são dois esquilos muito gananciosos que desejam algo muito especial: os últimos pinhões daquela estação. Assim, o par tenta tudo para alcançar tão ambicionado prémio, porém, certo dia, cai numa catarata. Para se desenvencilharem da situação, os dois animais necessitam de colaborar um com o outro e se entreajudar.

    Rachel Bright, a autora do texto, uma escritora e ilustradora britânica natural de Shropshire, escreve histórias para crianças, frequentemente com personagens inspiradas em animais, poemas e mensagens afetuosas.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Halloween

Foto 1Foto 2

    Para assinalar esta data, os livros de arrepiar saltaram das prateleiras e convidaram os utilizadores da biblioteca a entrar em aventuras sangrentas, maléficas e horrendas.

    Brrrrrrrrrr! Que medo!

Dia da Alimentação

Divulgação de Poemas

Mapa

    Para assinalar o Dia da Alimentação, no dia 16 de outubro, a equipa da biblioteca selecionou um conjunto de poemas alusivos a essa temática que foram espalhados pelas mesas da cantina, para que os alunos, à hora da refeição, pudessem deleitar-se com a leitura de um poema.

    O Dia Mundial da Alimentação é celebrado, anualmente, a 16 de outubro, tendo-se iniciado em 1981. Atualmente, a data é comemorada em mais de 150 países, sendo adotado um tema diferente a cada ano, no sentido de enfatizar uma determinada área de ação.

Dia da AlimentaçãoAluna

domingo, 2 de novembro de 2025

O mercador de coisa nenhuma

Conjunto de atividades de consolidação da leitura da obra
     Neste post, encontras atividade de consolidação da leitura da obra O mercador de coisa nenhuma que podes realizar e que te irão ajudar a compreendê-la.

     Resolve uma [quiz], uma [crucigrama], uma [sopa de letras], [ordenação de ações], [jogo de memória].

     Bom trabalho!

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Clube de Leitura e Escrita

Imagemcle

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2025

Irmã Leitora: Carlota Barbosa, a bruxa medrosa

Irmã leitora

Escola a Ler

Pais Leitores

Dia da Alimentação

Irmã

     Para assinalar o Halloween na turma do 1.º ciclo de Escalhão, foi lido e explorado o livro Carlota Barbosa, a bruxa medrosa, fornecido pela biblioteca escolar.

    A atividade foi dinamizada pela irmã de uma das alunas da turma, que fez a leitura e exploração do livro, que  nos conta a história de uma bruxa, mas não pensem que era uma feiticeira como as outras. Nada disso. Ao contrário do que é costume, a Carlota Barbosa tem medo de tudo e, por isso, em vez de assustar, é ela quem se assusta. E assusta-se por tudo e por nada: treme quando vê um sapo; o escuro deixa-a com os nervos em franja. Se encontra uma aranha, dá logo um salto até ao teto. E quando voa no céu a alta velocidade, cai da vassoura abaixo se um mocho lhe cruza os ares. Mas a Carlota tem um grande amigo, um companheiro inseparável: é o Espinosa, o seu gato de estimação. Graças a ele, ela torna-se uma bruxa verdadeira e corajosa. E assim perde a sua alcunha... Medrosa!

    A atividade terminou com a partilha de doçuras, depois de se deliciarem com as travessuras da BRUXA.

EscritaTrabalhos dos

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Mãe leitora: O Nabo Gigante

Escola a Ler

Pais Leitores

Dia da Alimentação

Tolstoi
    Para assinalar o Dia da Alimentação na turma do 1.º ciclo de Escalhão, foi lido e explorado o livro O Nabo Gigante, fornecido pela biblioteca escolar.

    A atividade foi dinamizada por uma mãe que fez a leitura e exploração deste conto russo, recolhido por Alexis Tolstoi, no século XIX.

    É um conto muito divertido que nos mostra que a união faz a força. Há muito tempo, um casal de velhos vivia numa casa velha e torta, com seis canários, cinco gansos, quatro galinhas, dois porcos e uma grande vaca castanha.
    Numa bela manhã, a velhinha decidiu semear diversos produtos, por isso, juntamente com o marido, foi para o jardim e ambos fizeram a sementeira: batatas, feijões, cenouras, ervilhas e... nabos. Nessa noite, a chuva caiu no jardim e ajudou as sementas a crescer e a delas brotarem novas plantas.
    A primavera chegou, passou, o sol amadureceu o fruto da sementeira e o casal fez a colheita. No final do trabalho, na leira restava apenas um simples nabo muito grande.
    Numa bela manhã de setembro, o velhinho decidiu que estava na altura de colher o nabo e...

    A atividade foi encerrada com a degustação de uma saborosa salada de fruta.

Mãe leitora

AlunosTrabalho de alunos

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

A maior flor do mundo

 


Projeto Escola a Ler

Leitura Orientada

    A turma A do 4.º ano, num trabalho de articulação entre a docente titular de turma e a biblioteca escolar, participou numa sessão de leitura dinamizada pela PB, tendo por base a obra de José Saramago, A Maior Flor do Mundo.

    Com esta sessão, procurou-se promover hábitos de leitura, aumentar o vocabulário e desenvolver a literacia digital. A atividade iniciou-se com a leitura e exploração da história, tendo sido dada oportunidade aos alunos de desenvolverem a sua capacidade de interpretação e a expressão oral.

    A finalizar, os alunos resolveram um conjunto de atividades alusivas à obra analisada, recorrendo aos tablets

sábado, 25 de outubro de 2025

A maior flor do mundo

Projeto Escola a ler

Leitura Orientada   



  Depois de teres lido A Maior Flor do Mundo, uma obra escrita por José Saramago, o único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, responde ao questionário que te propomos. Agora vamos lá treinar os conhecimentos sobre alguns conteúdos gramaticais, clicando aqui e aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A girafa que comia estrelas

Projeto Escola a Ler

 Leitura orientada


    Este livro, escrito com humor, mestria e simplicidade por José Eduardo Agualusa, conta-nos uma bela história de amizade e engenho.

    O texto foi lido e explorado pela professora bibliotecária, em colaboração com as docentes das turmas do 2.º ano do Agrupamento.

    A atividade culminou com a resolução de um conjunto de atividades que, para além desenvolverem as competências inerentes à disciplina de Português, procuram dotar os alunos de competências digitais.

    A girafa que comia estrelas é uma história infantil que se debruça sobre a amizade de uma girafa, Olímpia, que anda sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e uma galinha do mato, D. Margarida, esta com a cabeça cheia de frases feitas. Certo dia, encontram-se, conhecem-se e ficam amigas. Um objetivo comum une-as: resolver o problema da seca que tanto prejudica a terra onde vivem. Será que conseguirão?

    O livro é uma combinação perfeita para despertar o sorriso na boca dos leitores.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Dia da Alimentação: Come a sopa, Marta!

Projeto Escola a Ler

Dia da Alimentação

    Escrito e ilustrado por Marta Torrão, Come a Sopa, Marta! conta a história de uma menina que não gosta de sopa.

    Esta é uma obra que nos alimenta com um prato cheio de mimo, intimidade e ternura. Ficamos saciados com um conto rico em sabedoria materna, nutrido com muita cumplicidade entre a ilustração, o texto e jogos de leitura.

    A professora da turma A do 2.º ano explorou, na sala de aula, o conjunto de livros disponibilizado pela biblioteca escolar.

sábado, 18 de outubro de 2025

Articulação Curricular: apresentações orais

Escola a Ler

 Apresentações Orais

    Para dar cumprimento ao PAA da biblioteca escolar e ao curriculum da disciplina de Português, as turmas do 5.º e 6.º anos deslocaram-se à biblioteca, acompanhadas pelo respetivo professor, para explorarem um guião preparado pela PB com orientações para a elaboração das apresentações orais características da referida disciplina.

    A sessão terminou com a requisição de um livro por cada um dos alunos.

Formação dos utilizadores

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar


    Com o intuito de melhorar os serviços oferecidos pela biblioteca escolar do agrupamento, a professora bibliotecária promoveu, durante o mês de outubro, a celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

    Foram dinamizadas sessões dirigidas aos alunos do 3.º, 5.º e 6.º anos, com o objetivo de dar a conhecer o espaço, a sua organização e funcionamento, incentivando a autonomia dos utilizadores.

    Nas referidas sessões, foi destacada igualmente a importância da biblioteca como espaço de estudo e de trabalho, tendo sido apresentado o blogue e os seus recursos, bem como algumas atividades previstas para o ano letivo. Como ponto de partida, explorou-se com a turma do 3.º ano a história Sábios como Camelos e, com o 5.º, a fábula A Cegonha e a Tartaruga.

sábado, 11 de outubro de 2025

A girafa que comia estrelas

 Projeto Escola a Ler

Leitura Orientada

A girafa que comia estrelas

Agora que ouviste a história, resolve uma quizum crucigrama e um texto lacunar.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Projeto Ler para Crescer

 Sábios como camelos

    Agora que leste esta magnífica história, diverte-te a resolver um crucigrama e um quiz

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Clube de Leitura

    Os alunos do 3.º ano, Sérgio Alves e Sérgio Paixão, e do 4.º A, Adriana Rodrigues, Afonso Correia, Bianca Almeida, Mara Carneiro, Maria Seixas, Margarida Saraiva, Matilde Vianez, Tatiana Moreda, Sofia Jorge e Vasco Pinto, participaram na última reunião do presente ano letivo do Clube de Leitura, que teve lugar no dia 29 de maio.

    A atividade culminou com a degustação de saborosas guloseimas.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Concurso Uma Aventura Literária

     👩‍🏫 Alunos da turma A do 4.º ano - Bianca Almeida, Inês Reigado, Margarida Martins, Maria Eduarda Seixas, Mara Carneiro, Sofia Jorge, Tatiana Moreda, Vasco Pinto e Afonso Aragão - e Erik Neiva, do 4.º B, participaram no 🖌️ Concurso Uma Aventura Literária 2025, na modalidade de desenho, promovido pela Leya. 📚
    Todos receberam um diploma de participação  🎓e uma pequena oferta 🎁 para continuarem a desenvolver a sua veia artística. 🎨✨
    O concurso é uma iniciativa da Editorial Caminho, do grupo Leya, inspirada na popular coleção de livros Uma Aventura, que visa incentivar a leitura e a escrita entre alunos do pré-escolar ao ensino secundário, envolvendo todo o país e também escolas portuguesas no estrangeiro.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Exposição

    No final do ano letivo, o espaço da biblioteca localizada na Escola Secundária transformou-se numa verdadeira galeria de arte, acolhendo uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos nas várias disciplinas de Artes.

    O projeto, idealizado pelos respetivos professores, teve como objetivo despertar e valorizar a criatividade dos estudantes e abrir um espaço de apreciação cultural dentro do ambiente escolar.

    A exposição explora diversas linguagens artísticas, como, por exemplo, desenho e pintura, e revela que o nosso agrupamento dispõe de alunos talentosos e empenhados, como o mostram as obras expostas, que trouxeram um outro colorido à biblioteca.

    Um dos grandes destaques foram as séries de desenhos e pinturas, que retratam temas diversos, desde paisagens rurais até representações abstratas de emoções humanas.

    Durante o tempo da exposição, a biblioteca recebeu a visita de professoras de outras disciplinas e alunos de diferentes turmas e níveis de escolaridade. A troca entre obras expostas e visitantes contribuiu para aproximar ainda mais a comunidade escolar do universo artístico.

    Para os professores, a realização do evento superou as expectativas. Além de ampliar o uso do espaço, que normalmente é reservado sobretudo para a leitura e a pesquisa, a exposição mostrou que a arte pode ocupar qualquer ambiente, tornando-o mais acolhedor e inspirador do que é habitual. A atividade serviu ainda para revelar talentos que, muitas vezes, ficam escondidos nas salas de aulas.

Pai Leitor do 2.º A

    Para finalizar o presente ano letivo, um pai de uma aluna do 2.º A veio deliciar a turma com a leitura de mais um livro, intitulado Wish: o Poder dos Desejos, da Disney.

    Como é que a estrela dos desejos, a quem tantas personagens da Disney enviaram desejos, se torna realidade?

    Imagina um lugar onde os sonhos se tornam realidade. No reino mágico de Rosas, isso é possível .Lá vive Asha, uma jovem preocupada com a sua comunidade.

    Um dia, num momento de desespero, pede um desejo às estrelas. O seu pedido é atendido por Estrela, que desce do céu para a ajudar a salvar o Reino dos Desejos.

    Acompanha Asha e Estrela nesta fantástica aventura e descobre o que acontece quando a vontade de um ser humano corajoso se liga à magia das estrelas.


Ler em Família

    No âmbito do projeto Ler em Família, nas turmas do 1.º e 2.º anos, durante o ano letivo, circularam livros que a professora bibliotecária selecionou do fundo documental disponibilizado pela biblioteca e que levou para as salas de aula.

    A troca das obras foi feita, nesse espaço, pela professora bibliotecária, e a leitura das mesmas foi efetuada em família. Neste período, as famílias também colaboraram na realização de algumas atividades que complementaram a atividade de leitura. 

quarta-feira, 11 de junho de 2025

🎬 Amor de Recriação: 200 Anos de Camilo Castelo Branco pelo 12.º AB

    No passado dia 16 de março, assinalou-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, figura maior da literatura portuguesa e autor de uma obra profundamente marcada pelo romantismo e pelo dramatismo da condição humana.

    No âmbito das comemorações deste marcante aniversário, a turma do 12.º AB desenvolveu um projeto criativo e literário de grande relevo: a produção de um filme reinterpretativo da sua obra mais emblemática, Amor de Perdição. Esta iniciativa foi realizada sob a orientação da professora de Português, Ascensão Pires, que coordenou com dedicação e entusiasmo o trabalho da turma.

    O filme, concebido e protagonizado pelos próprios alunos, representa uma abordagem contemporânea e pessoal à novela camiliana, evidenciando não só o conhecimento profundo da narrativa original, mas também a capacidade criativa e interpretativa dos estudantes envolvidos.

    A produção encontra-se disponível para visualização através do vídeo partilhado.

    Deixamos uma sentida vénia à realizadora, aos guionistas e a todo o elenco, cujo empenho e talento deram nova vida a uma obra-prima da literatura nacional.