sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Clube de Leitura e Escrita

Imagemcle

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2025

Irmã Leitora: Carlota Barbosa, a bruxa medrosa

Irmã leitora

Escola a Ler

Pais Leitores

Dia da Alimentação

Irmã

     Para assinalar o Halloween na turma do 1.º ciclo de Escalhão, foi lido e explorado o livro Carlota Barbosa, a bruxa medrosa, fornecido pela biblioteca escolar.

    A atividade foi dinamizada pela irmã de uma das alunas da turma, que fez a leitura e exploração do livro, que  nos conta a história de uma bruxa, mas não pensem que era uma feiticeira como as outras. Nada disso. Ao contrário do que é costume, a Carlota Barbosa tem medo de tudo e, por isso, em vez de assustar, é ela quem se assusta. E assusta-se por tudo e por nada: treme quando vê um sapo; o escuro deixa-a com os nervos em franja. Se encontra uma aranha, dá logo um salto até ao teto. E quando voa no céu a alta velocidade, cai da vassoura abaixo se um mocho lhe cruza os ares. Mas a Carlota tem um grande amigo, um companheiro inseparável: é o Espinosa, o seu gato de estimação. Graças a ele, ela torna-se uma bruxa verdadeira e corajosa. E assim perde a sua alcunha... Medrosa!

    A atividade terminou com a partilha de doçuras, depois de se deliciarem com as travessuras da BRUXA.

EscritaTrabalhos dos

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Mãe leitora: O Nabo Gigante

Escola a Ler

Pais Leitores

Dia da Alimentação

Tolstoi
    Para assinalar o Dia da Alimentação na turma do 1.º ciclo de Escalhão, foi lido e explorado o livro O Nabo Gigante, fornecido pela biblioteca escolar.

    A atividade foi dinamizada por uma mãe que fez a leitura e exploração deste conto russo, recolhido por Alexis Tolstoi, no século XIX.

    É um conto muito divertido que nos mostra que a união faz a força. Há muito tempo, um casal de velhos vivia numa casa velha e torta, com seis canários, cinco gansos, quatro galinhas, dois porcos e uma grande vaca castanha.
    Numa bela manhã, a velhinha decidiu semear diversos produtos, por isso, juntamente com o marido, foi para o jardim e ambos fizeram a sementeira: batatas, feijões, cenouras, ervilhas e... nabos. Nessa noite, a chuva caiu no jardim e ajudou as sementas a crescer e a delas brotarem novas plantas.
    A primavera chegou, passou, o sol amadureceu o fruto da sementeira e o casal fez a colheita. No final do trabalho, na leira restava apenas um simples nabo muito grande.
    Numa bela manhã de setembro, o velhinho decidiu que estava na altura de colher o nabo e...

    A atividade foi encerrada com a degustação de uma saborosa salada de fruta.

Mãe leitora

AlunosTrabalho de alunos

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

A maior flor do mundo

 


Projeto Escola a Ler

Leitura Orientada

    A turma A do 4.º ano, num trabalho de articulação entre a docente titular de turma e a biblioteca escolar, participou numa sessão de leitura dinamizada pela PB, tendo por base a obra de José Saramago, A Maior Flor do Mundo.

    Com esta sessão, procurou-se promover hábitos de leitura, aumentar o vocabulário e desenvolver a literacia digital. A atividade iniciou-se com a leitura e exploração da história, tendo sido dada oportunidade aos alunos de desenvolverem a sua capacidade de interpretação e a expressão oral.

    A finalizar, os alunos resolveram um conjunto de atividades alusivas à obra analisada, recorrendo aos tablets

sábado, 25 de outubro de 2025

A maior flor do mundo

Projeto Escola a ler

Leitura Orientada   



  Depois de teres lido A Maior Flor do Mundo, uma obra escrita por José Saramago, o único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, responde ao questionário que te propomos. Agora vamos lá treinar os conhecimentos sobre alguns conteúdos gramaticais, clicando aqui e aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A girafa que comia estrelas

Projeto Escola a Ler

 Leitura orientada


    Este livro, escrito com humor, mestria e simplicidade por José Eduardo Agualusa, conta-nos uma bela história de amizade e engenho.

    O texto foi lido e explorado pela professora bibliotecária, em colaboração com as docentes das turmas do 2.º ano do Agrupamento.

    A atividade culminou com a resolução de um conjunto de atividades que, para além desenvolverem as competências inerentes à disciplina de Português, procuram dotar os alunos de competências digitais.

    A girafa que comia estrelas é uma história infantil que se debruça sobre a amizade de uma girafa, Olímpia, que anda sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e uma galinha do mato, D. Margarida, esta com a cabeça cheia de frases feitas. Certo dia, encontram-se, conhecem-se e ficam amigas. Um objetivo comum une-as: resolver o problema da seca que tanto prejudica a terra onde vivem. Será que conseguirão?

    O livro é uma combinação perfeita para despertar o sorriso na boca dos leitores.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Dia da Alimentação: Come a sopa, Marta!

Projeto Escola a Ler

Dia da Alimentação

    Escrito e ilustrado por Marta Torrão, Come a Sopa, Marta! conta a história de uma menina que não gosta de sopa.

    Esta é uma obra que nos alimenta com um prato cheio de mimo, intimidade e ternura. Ficamos saciados com um conto rico em sabedoria materna, nutrido com muita cumplicidade entre a ilustração, o texto e jogos de leitura.

    A professora da turma A do 2.º ano explorou, na sala de aula, o conjunto de livros disponibilizado pela biblioteca escolar.

sábado, 18 de outubro de 2025

Articulação Curricular: apresentações orais

Escola a Ler

 Apresentações Orais

    Para dar cumprimento ao PAA da biblioteca escolar e ao curriculum da disciplina de Português, as turmas do 5.º e 6.º anos deslocaram-se à biblioteca, acompanhadas pelo respetivo professor, para explorarem um guião preparado pela PB com orientações para a elaboração das apresentações orais características da referida disciplina.

    A sessão terminou com a requisição de um livro por cada um dos alunos.

Formação dos utilizadores

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar


    Com o intuito de melhorar os serviços oferecidos pela biblioteca escolar do agrupamento, a professora bibliotecária promoveu, durante o mês de outubro, a celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

    Foram dinamizadas sessões dirigidas aos alunos do 3.º, 5.º e 6.º anos, com o objetivo de dar a conhecer o espaço, a sua organização e funcionamento, incentivando a autonomia dos utilizadores.

    Nas referidas sessões, foi destacada igualmente a importância da biblioteca como espaço de estudo e de trabalho, tendo sido apresentado o blogue e os seus recursos, bem como algumas atividades previstas para o ano letivo. Como ponto de partida, explorou-se com a turma do 3.º ano a história Sábios como Camelos e, com o 5.º, a fábula A Cegonha e a Tartaruga.

sábado, 11 de outubro de 2025

A girafa que comia estrelas

 Projeto Escola a Ler

Leitura Orientada

A girafa que comia estrelas

Agora que ouviste a história, resolve uma quizum crucigrama e um texto lacunar.