quinta-feira, 30 de junho de 2011

A RAINHA DAS TERRAS DA LUZ, por Liliana Lorga

          O terceiro livro da trilogia O Ceptro de Aerzis, de Inês Botelho, foi publicado em 2006. A Rainha das Terras da Luz foi editado pela Gailivro, na colecção Jovens Talentos.
          A autora nasceu em Agosto de 1986 e vive em Vila Nova de Gaia. Frequentou o curso de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Para além disso, concluiu o oitavo grau de Formação Musical e Piano na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Participou, ainda, no concurso de Literatura juvenil "Triângulo Jota" e foi uma das vencedoras do concurso "Colecção DUP'S DN", organizado pelo Diário de Notícias.
          O livro fala de um mundo imaginário onde vivem os elfos, o que pode fazer crer que é destinado a crianças, porém, a linguagem utilizada é complexa. A trilogia reflecte sobre a vida de três mulheres: Ailura, Galaduinne e Iruvienne. Cada livro conta a história de uma delas, sendo Iruvienne a personagem principal desta terceira obra, que alude à coragem e determinação como valores fundamentais.
          Iruvienne é a princesa guerrreira que se torna rainha. Apesar de odiar os seus compromissos para com o povo, ela acaba por seguir o seu destino. O livro mostra também a vida das outras personagens que rodeiam Iruvienne: a sua mãe (Galaduinne), a sua irmã, o seu irmão adoptivo, etc.
          Em suma, a obra descreve perfeitamente o ambiente em que a história decorre e as personagens. Apesar do ambiente imaginário, a acção mostra grandes lições de vida e uma linguagem correcta.

Sem comentários:

Enviar um comentário