terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NATAL / CONSUMISMO

     O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente a 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis). Foi adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d. C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
     Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente  festejado por muitos não-cristãos, sendo que alguns dos seus costumes populares e temas alusivos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos da época incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalícias, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, incluindo presépios. Além disso, o Pai Natal é uma figura mitológica popular em muitos países, associada aos presentes para crianças.

     A troca de presentes e muitos outros aspetos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade económica entre cristãos e não cristãos. Este é um período-chave de vendas para o comércio e para as empresas. O impacto económico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.




1 comentário:

  1. No Natal o consumo aumenta,porque as pessoas têm o hábito de oferecer prendas aos amigos e aos familiares. A sensação de receber prendas é boa, acabar com esta tradição não traz felicidade às pessoas.
    Sei que é bom dar e receber prendas.
    Não interessa o que se dá, o que interessa é a intenção...

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