Mais uma vez, a Semana da Leitura foi comemorada no
agrupamento através da realização de várias atividades. Este ano aproveitámos o
ensejo para celebrar também o Dia Mundial da Poesia.
Começámos por ler, no dia 13 de março, o livro Frederico à turma do pré-escolar da Casa
de Freguesia de Escalhão. Os alunos ouviram atentamente a história,
recontaram-na e com plasticina moldaram ratos e alguns dos elementos da
natureza referidos na história. Observámos com imenso agrado o interesse
manifestado pela docente para se integrar nas atividades de leitura dinamizadas
pela BE.
No dia 17, todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos e do ensino
secundário foram envolvidas no projeto Todos
a LER. Assim, leram, no início de cada uma das aulas lecionadas, um poema
selecionado pela equipa da biblioteca. O feedback
da atividade foi positivo, tanto da parte dos docentes como dos alunos, alguns
dos quais foram de imediato requisitar obras de onde tinham sido retirados os
poemas.
No dia 19, os alunos do pré-escolar da Vermiosa e da
Reigada, aproveitando a deslocação às atividades dos Dia das Ciências, ficaram
o resto do dia connosco. Almoçaram na cantina e, depois de se juntarem a nós os
alunos do pré-escolar de Figueira, leram o livro Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares e recontaram-no.
Posteriormente, procuraram entre as estantes e os expositores uma imagem colorida
dos animais que participaram na ação. De seguida pintaram uma imagem ampliada correspondente
àquela que encontraram, a qual foi colocada dentro do ovo. Terminadas as
atividades de leitura, o esforço dos alunos foi recompensado com a degustação
de um belo lanche confecionado pelos alunos do CEF-PP2.
Os pais
foram igualmente convidados para participaram na iniciativa, contando belas
histórias à turma dos seus educandos, nomeadamente nas turmas A e B do 2.º e
3.º anos e A do 4.º ano da EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo nas turmas do 3.
º A B, 4.º A, 2.º A e B e pré-escolar.
Por
outro lado, às turmas do 1.º e 2.º ciclos foi lançado o desafio de construírem
textos para colaborar no projeto História
da Ajudaris. Algumas aceitaram o repto, pelo que foram enviados quatro
textos, para um deles ser selecionado e integrar uma obra cujos proventos
reverterão a favor da obra da instituição.
Por seu turno, as turmas B e C do 8.º ano e A do 9.º
elaboraram poemas alusivos ao tema da Semana da Leitura, tendo esta última
produzido ainda um cartaz com palavras que são quase desconhecidas e a do 10.º
C outro com arcaísmos. Estes trabalhos forma expostos na BE.
O Mural
de Escrita, subordinado ao tema da Semana, procurou desenvolver a competência
da escrita, a criatividade e o espírito crítico, propondo aos alunos que
escrevessem sobre a sua palavra preferida ou sobre a importância das palavras.
Sem comentários:
Enviar um comentário