Em 1493, no seu regresso da América, Cristóvão Colombo desembarcou primeiro em Lisboa, tendo antes aguardado em Cascais. Seguidamente, deslocou-se a Vale do Paraíso, Azambuja, onde se encontrava o rei português, D. João II. Que significado se poderá atribuir a esta atitude de Colombo?
"A 4 de março, ainda sob forte temporal, a Niña fez a aproximação à costa portuguesa junto ao cabo da Roca, tendo aportado em Cascais, onde esteve algumas horas: «Ao amanhecer, o almirante reconheceu a terra. Era o rochedo de Sintra que fica muito perto do rio de Lisboa, no qual se decidiu entrar porque não podia fazer outra coisa, tão terrível era a tempestade que se abatia sobre a cidade de Cascais, situada na embocadura. Os da cidade, disse, ficaram toda essa tarde em oração por eles, e, quando em seguida ficaram no porto, toda a gente veio vê-los, maravilhados por terem escapado. Foi assim queà terceira hora o almirante passou para o Restelo, no interior do rio de Lisboa, onde a gente do mar lhe disse que nunca se tivera um inverno tão fértil em tempestades, que vinte e cinco navios se tinham perdido na Flandres e que outros estavam lá há quatro meses sem poderem sair».
Conforme se pode ver pelo tercho citado, antes de demandar a barra do Tejo e chegar ao Restelo, a Niña - pilotada por Sancho Ruíz de Gama e Pedro Alonso Niño - teve de se abrigar em Cascais. Contrariamente ao que por vezes é dito, Cristóvão Colombo e as outras pessoas que vinham a bordo da Niña, ao chegarem a Cascais, não terão visto a torre defensiva que D. João II mandou construir naquele porto, pois essa só terá começado a ser edificada no ano seguinte.
Depois de passada a tempestade e de feitos os devidos consertos na aparelhagem da caravela, em vez de rumar a Castela, onde se tinha organizado a expedição, a Niña veio, horas mais tarde, a entrar no Tejo, acabando por ancorar no Restelo. Poucos dias depois deu-se o célebre encontro entre Colombo e D. João II em Vale do Paraíso, localidade situada a nove léguas de Lisboa."
Marco Oliveira Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário