Para assinalar o dia 14 de fevereiro, o tradicional DIA DOS NAMORADOS, foi exposto nas duas bibliotecas do nosso agrupamento, o fundo documental relacionado com a temática, bem como marcadores de livros decorados com poemas de amor concebidos pelos alunos das turmas do nono ano, na disciplina de Português. Os marcadores foram disponibilizados num padlet.
O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se, em Portugal, no dia 14 de fevereiro.
A explicação do significado desta data leva-nos até ao Império Romano, mais concretamente ao século III d.C. e ao consulado de Cláudio II, que ordenou o assassinato de um bispo chamado Valentim por ter desrespeitado a sua ordem.
De facto, o imperador tinha proibido a realização de casamentos, pois acreditava que os soldados solteiros tinham um melhor desempenho durante as batalhas. Valentim, porém, desrespeitou essa ordem e continuou a celebrar matrimónios em segredo.
Quando foi descoberto, foi preso, torturado e condenado à morte. Antes de morrer, segundo reza a lenda, cultivou uma amizade com a filha do seu carcereiro, que era cega, e por milagre recuperou a visão.
Por outro lado, ainda na prisão, Valentim trocou correspondência com várias pessoas, enviando e recebendo cartas, facto que deu origem à tradição de trocar cartões ou cartas de amor, os chamados «valentines», no Dia dos Namorados.
O bispo foi executado a 14 de fevereiro de 269 d.C.
Sem comentários:
Enviar um comentário