sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Muro

41 comentários:

  1. Eu acho que esta imagem nos tenta traduzir que o senhor que está em cima dos livros tem conhecimento e assim conseguiu arranjar maneira de alcançar o cimo do muro e ver o mundo. O outro senhor que, provavelmente, fica sentado no sofá sem fazer nada, não consegue ver o que o outro vê. Esta imagem pode ser relacionada com a fábula " Acegonha e a tartaruga", porque nos dizem que podemos alcançar o conhecimento através dos livros.
    Ana Margarida Moutinho 5.º D

    ResponderEliminar
  2. Nesta imagem, conseguimos ver que um senhor pôs-se em cima de livros e conseguiu ver o que estava do outro lado do muro e o outro não conseguiu alcançar o outro lado porque não tinha conhecimentos, uma vez que não lia livros.

    Inês Sousa 5.º D

    ResponderEliminar
  3. A imagem quer transmitir que quem estuda, lê e imagina chega mais longe que os outros.
    Podemos também dizer-se que o senhor que está em cima dos livros lê muito, inspira-se em algo e alcança com mais facilidade as coisas, enquanto o outro não.

    Ana Almeida 5.º D

    ResponderEliminar
  4. Nós, na imagem, vemos dois homens, um que não consegue ver o que está no outro lado do muro e outro que está em cima de alguns livros e assim consegue ver o que está no outro lado.

    Sílvia Moutinho e Soraia Pereira 5.º D

    ResponderEliminar
  5. Na imagem estão dois homens, um que lê e outro que não lê. O que lê tem mais conhecimentos e consegue alcançar o seu objetivo e o que não lê não consegue alcançar os seus objetivos. o mesmo acontece na fábula que lemos pois a tartaruga, apesar de não viajar, sabia mais do que a sua amiga cegonha porque tinha uma biblioteca.

    Bruna, Sandra e Sónia 5.º D

    ResponderEliminar
  6. No filme, que nós vimos, o livreiro corresponde ao senhor que está em cima dos livros porque ele consegue ver coisas diferentes, novas, belas que uma pessoa que não lê não consegue ver e, por isso, o seu mundo é cinzento.

    Daniel Remoaldo e Ana Neves 5.º D

    ResponderEliminar
  7. Na imagem, vemos um senhor que não lê e, por isso, não atinge o seu objetivo, isto é, ver o que está para lá do muro. O outro senhor lê e consegue alcançar o seu objetivo e assim vê o que está para lá do muro.
    José Afonso e Gonçalo Matias 5.º D

    ResponderEliminar
  8. Uma pessoa mais instruída tem mais capacidade de conseguir fazer o que quer fazer, no entanto não quer dizer que a pessoa menos instruída não seja capaz de o fazer.

    Inês, Hugo, Tiago 5.º A

    ResponderEliminar
  9. As pessoas, que lêem, têm muito conhecimento.

    5.º A

    ResponderEliminar
  10. Os livros são ferramentas que nos ajudam a aprender. Os livros ensinam-nos a ler e a escrever.

    Tomás Rolim 5.º A

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que o senhor que esta em cima dos livros arranjou uma maneira que o ajudasse a ver o que estava para lá do muro. o outro como não tem raciocínio não conseguiu ver pois ao contrario do outro não conseguiu arranjar nada que o ajudasse a chegar lá ao cimo.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que o homem que está em cima dos livros tem mais conhecimento, sabedoria e por isso conseguiu ver o que estava para lá do muro,outro mundo por ter tanta sabedoria. O outro não tem tantos conhecimentos logo não consegue ver o mundo como é.
    Assim se vê que devemos ler mais livros que podemos adquirir mais conhecimentos.

    JMGM

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que o senhor que estava em cima dos livros tinha imaginação porque ele lia muito o outro não tinha porque não lia

    ResponderEliminar
  14. O homem que esta em cima dos livros consegue ver o outro lado do muro, como por exemplo os politicos sabem o que o povo não sabe, enquanto o outro homem como não lê livros nao sabe muita coisa do que se passa para álem do muro.

    Rafael Seco 7ºB

    ResponderEliminar
  15. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  16. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  17. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  18. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  19. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  20. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  21. O homem que esta em cima dos livros e o que mais lê , e por isso tem a sua imaginaçao mais alem e ve o que atravessa o muro . E o que esta em baixo e o nao lê e por isso nao tem conhecimento para ver alem do muro

    ResponderEliminar
  22. O HOMEM QUE ESTA EM CIMA DOS LIVROS SABE LER. PERCEBE DE CRIANÇAS E TENTA CONHECER. O QUE ESTA NO CHÃO NÃO SABE LER NÃO CONHECE NÃO QUER VER PARA ALEM DO MURO, MAS POR OUTRO LADO O OUTRO QUER VER PARA ALEM DO MURO E COM A AJUDA DOS LIVROS VAI CONSEGUIR VER, PARA ALEM DO MURO O OUTRO NEM SEQUER TENTA.

    ResponderEliminar
  23. o homem que esta em cima dos livros é sabio e estudioso por isso consegue ver as coisas para lá do muro enquanto o outro como nao tem sabeduria,nao estuda nao consegue ver mais nada par la do muro.
    SH

    ResponderEliminar
  24. o homem que stá em cima dos livros tem sabedoria, logo consegue ver para lá do muro, enquanto o outro que nao lê livros nao tem sabedoria e nao consegue ver para lá do mesmo
    CR

    ResponderEliminar
  25. Na imagem podemos observar que um humano está em baixo de outro humano, que por sua vez está mais além que o humano que não lê.
    Isto quer dizer que um homem que lê mais alcança o que quer e o que deseja e o homem que está em baixo não alcança o que deseja.

    ResponderEliminar
  26. Nesta imagem vejo dois homens, uma parede e um monte de livros. Um dos homens está em cima dos livros e olha por cima do muro.
    Quem lê livros chega mais acima do que quem não lê.

    ResponderEliminar
  27. Uma pessoa que leia, estude, esteja bem informada sobre tudo o que se passa vai sempre mais longe que alguém que seja muito preguiçoso e que não queira estudar. Nunca na sua vida irá ter um bom futuro.
    Mas uma pessoa que seja inteligente e trabalhadora irá ser uma pessoa feliz e com um futuro que muitos desejavam.
    Eu, com esta imagem, concluo que uma pessoa bem informada e que lê vai mais longe.

    ResponderEliminar
  28. Vera Gonçalves, 7.º A6 de junho de 2012 às 14:04

    Na imagem estão dois homens a tentar atravessar um muro. Um deles tenta subir, mas é baixo, e o outro uso os livros para crescer e atravessar «o monte».
    A imagem exprime uma ideia de crescimento a nível psicológico que os livros nos podem fornecer.

    ResponderEliminar
  29. Dois homens, uma parede e um monte de livros.
    Um dos homens está baixo e o outro está por cima de 23 livros e com na mão. Isto significa que quem lê chega mais longe e mais alto e quem não lê não chega tão alto nem mais longe.

    ResponderEliminar
  30. Quem le mais chega mais alto do que pessoas que não leem.

    ResponderEliminar
  31. A imagem traduz que o homem que estudou subiu mais alto na carreira e tornou-se escritor e o que não estudou não saiu da mesma toda a vida.

    ResponderEliminar
  32. São dois homens. Um está em cima de livros e outro no chão. O que está em cima dos livros tem bastantes conhecimentos e está muito alto e o que está no chão tem poucos conhecimentos e está no chão.

    ResponderEliminar
  33. Um mais alto do que o outro está em cima de 23 livros e um com um na mão e uma parede

    ResponderEliminar
  34. Na imagem vejo 2 homens, um deles está mais alto porque tem livros por baixo de si e um livro na mão.
    Nesta imagem observo que ao lermos livros somos pessoas com maior conhecimento, o que nos faz crescer.

    ResponderEliminar
  35. Eu vejo uma parede a impedir o caminho a duas pessoas e uma dessas pessoas está mais alto do que o outro, pois o outro lê muito mais. Nesta imagem, está representado que ler faz bem e quem lê muito cresce mais como pessoa em termos intelectuais / individuais.

    ResponderEliminar
  36. Na imagem vejo um homem em cima de alguns livros e outro homem sem livro nenhum a tentarem passar uma parede. Um, com a cultura que tem, consegue passar a parede, o outro, como não tem cultura nenhuma, não consegue passar a parede.
    O que concluo com isto é que, se lermos, conseguimos ultrapassar obstáculos e, se não lermos, ficamos incultos e não conseguimos ultrapassar qualquer obstáculo que ocorra na nossa vida.

    ResponderEliminar
  37. Nesta imagem observamos dois rapazes, um em cima de livros e outro no chão, em frente a uma parede.
    Esta imagem quer transmitir-nos que quem estuda, trabalha, se informa, tem a consciência tranquila, consegue ir mais longe e quem não trabalha, não estuda, não se informa, ou seja, é preguiçoso, não é ninguém.

    ResponderEliminar
  38. O que eu vejo é que um homem esta no chão e o outro esta em cima dos livros.
    E o homem que esta em cima dos livros tem mais conhecimentos do que o homem que esta sem os livros.

    ResponderEliminar
  39. Ler faz crescer.
    Vocês perguntam como ler faz crescer?
    Ler faz-te crescer na cultura, na escola, na vida, etc.
    Como podemos ver na imagem, o rapaz que leu imensos livros cresceu, e o que não leu não cresceu.

    ResponderEliminar
  40. O que eu consigo observar e entender perante aquela imagem é que quem não lê não se torna culto e não consegue ultrapassar os obstáculos da vida, sendo, assim, só mais uma pessoa.

    A imagem mostra dois homens perante uma parede, um em cima a conseguir passar a parede e o outro em baixo não sabendo como passar o obstáculo. Quem lê torna-se culto e começa a entender nos livros e a compreender como viver perante problemas.

    ResponderEliminar
  41. Eu vejo na imagem que é preciso poupar papel.
    E também a pessoa que lê mais livros sabe mais coisas do que quem não lê.
    Vejo homens e livros.

    ResponderEliminar