quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Para mim a biblioteca é..." (II)

“As bibliotecas são lugares de viagem”
(Valter Hugo Mãe)

As bibliotecas deveriam ser locais de paragem obrigatória para todas as pessoas. Nelas encontramos uma quantidade de informação útil a qualquer pessoa, que pode ou não ser leitora assídua.
Ao investir na leitura, cada indivíduo está a prepara-se para a sociedade em que está inserido. Por exemplo, numa situação de oferta de emprego, uma pessoa que seja instruída e que saiba falar corretamente tem mais hipóteses de conseguir um lugar.
“As bibliotecas são como aeroportos”, são locais de passagem de diferentes pessoas que têm em comum um objetivo - “viajar”. Viajar através da imaginação, lendo um livro, viajar na realidade, apanhando um avião. A grande diferença entre estas viagens é o destino, enquanto o destino do avião está traçado, ao ler um livro, iniciamos uma viagem de aventuras cujo destino é desconhecido.
Em relação à minha geração, penso que se encontra um pouco afastada das bibliotecas, em parte, porque os jovens não gerem bem o seu tempo, perdendo a oportunidade de alargar os seus horizontes culturais.
Concluindo, as bibliotecas são importantes, tal como os livros, que se tornam nossos amigos, ajudando-nos a sobreviver numa sociedade cada vez mais exigente.

Gonçalo 11.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário